quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Turbinada, Susi ganha festa na Daslu

Da Redação da Terra - Invertia - 06/09/2007 - http://br.invertia.com/noticias

A repaginada boneca Susi, que agora conta "com curvas na medida certa", ganhará uma festa na loja Daslu. O evento, que acontece dia 11 de setembro, faz parte da comemoração dos 70 anos da Estrela, empresa que fabrica a boneca, e servirá para a apresentação do novo visual do brinquedo.

De acordo com a Estrela, já foram vendidas cerca de 30 milhões de unidades da boneca, com aproximadamente 400 modelos diferentes.

Além das mudanças nas formas, Susi também volta em sintonia com a moda. Dos modelos apresentados na festa, um será desenvolvido com estilo Daslu e outro ornamentado com cristais Swarovski.

Na festa de Susi, estarão presentes a miss Brasil Natália Guimarães, a cantora Paula Lima e o DJ Alan Passos, ex-participante do programa Big Brother Brasil.

Após a festa, as versões Susi by Daslu e Susi by Crystallized Swarovski Elements ficarão em exposição na Daslu para lances dos clientes. O valor arrecadado será revertido ao Instituto Pró-Queimados, em São Paulo, que dá assistência a crianças, jovens e adultos vítimas de queimaduras.

Uai, não é a era do relacionamento? E o foco volta para um produto? Ou a Susi não é um produto? O que vocês enxergam nessa notícia, mezzo marketing, mezzo coluna social de brinquedo?

20 comentários:

Anônimo disse...

Cristiano Barcelos


Bem, no meu ponto de vista a boneca Suzi continua sendo um produto, pois esta sendo oferido ao mercado para realizar a satisfação do cliente ou um desejo de ter a boneca. Contudo podemos ver que a Daslu está usando os serviços da estrela(Boneca Suzi) para dar uma imagem maior a marca, como podemos ver, a empresa esta divulgando a boneca com o intuito de ajudar as pessoas queimadas. Com isso podemos ver que a Daslu esta fazendo um social para ganhar mais status dentro do seu negocio.

Anônimo disse...

A boneca Susi é considerada um grande atrativo para as empresas de brinquedos por ter um grande mercado. A Daslu aproveitando-se disso, está criando uma ação estratégica para o lançamento da nova coleção da boneca gerando repercussão perante a mídia sobre o produto e principalmente da loja. Outra forma para atrair a atenção do público, ,muito utilizada, é a ação social na qual a empresa está inserida, esse tipo de marketing tem sido muito utilizado pelas empresas. Isso porque na atualidade o cuidado com o ser humano assim como o meio ambiente é muito valorizado.
Os publicitários têm que perceber que com o aumento da oferta, o público fica cada vez mais exigente sendo necessário formas criativas e inovadoras para manter sua marca/ produto em evidência e ações em conjunto podem ser muito eficazes para ambos quando bem planejadas.

Anônimo disse...

Acredito que o foco está nos dois pontos onde dará resultado agredando mais o lado do relacionamento do que o produto.
A estrela está fazendo do seu principal produto um chamariz para uma nova classe consumidora, a classe do dinheiro e se comunicando com ela de uma forma que eles gostam. STATUS. E tem tudo haver a roupagem nova da boneca com o mundo do glamour e nada melhor do que um evento numa das lojas mais cara do Brasil e traduzindo assim o novo conceito da boneca SUSI....EU ACHO ISSO AE.

Unknown disse...

A Boneca Susi neste contexto deve ser considerada como um produto para manifestar o posicionamento da empresa Estrela no âmbito da responsabilidade social. Foi usada em prol da arrecadação de fundos em um público alvo específico, as clientes da loja Daslu, as quais provavelmente brincaram com estas bonecas na infância e se identificam com o novo modelo desenvolvido para o evento. É fato que este evento é extremamente restrito, para poucas, mas representa de alguma maneira a intenção da Estrela de desenvolver o cunho social com a ação contando com a participação de antigas e novas consumidoras do produto. Vale lembrar que uma boneca Susi custa por volta de R$ 60,00 (www.americanas.com.br).

Unknown disse...

Sim a era é de relacionamento, e a boneca Suzi é um produto, mas este produto quer passar um valor (beleza, corpo bonito, estar na moda, “in”, etc.), um “status” que permite ampliar o relacionamento, “eu tenho uma Suzi, eu sou igual a ela, eu posso”.
A repaginação da Suzi também vem resgatar o relacionamento com o passado, as mães e as avós da menina tiveram uma, isso estreita o relacionamento filha/mãe/avó.
A era é de relacionamento, mas dificilmente se tem um relacionamento sem ter um produto, ou vários produtos como vitrine. Os produtos são os elos do relacionamento.

Anônimo disse...

Inteligente. Essa foi a estratégia usada para juntar um produto conhecido, mas que estava meio que parado no tempo, com as marcas do momento (Daslu, Swairowsk).Além de valorizar o produto, vai propor um alavancamento dessas duas marcas perante o mercado, dando mais Status para todas elas. A repercução disso tudo irá ajudar a instituição que ajuda pessoas e crianças queimadas. Elas sairão bem na fita junto a sociedade ajudando uma instituição como essas. O publico se sentirá muito bem com essa agregação de marcas e produtos. Uma forma bem atrativa para atrair o publico, e um prato cheio para a midia em geral.

Anônimo disse...

O foco está na boneca, que não é apenas um produto e sim uma personagem que existe a décadas. Como ninguem fica criança pra sempre, o produto tem que seguir as tendências de acordo com o conceito criado para boneca.

Unknown disse...

Uma idéia inteligente que hoje as empresas estão utilizando muito para agregar novos valores as marcas que estão em parceria. Observa-se isso muito no mundo dos celulares com grifes de roupas fazendo parcerias com os celulares sendo assim objeto de desejo de muitos consumidores. Apesar do foco no produto o cliente deve ter sido pesquisado a fim de detectarem que esse tipo de parceria acarretaria retornos para ambas as marcas. Outro ponto importante e que agrega valor as duas marcas é a campanha realizada para arrecadação de dinheiro para a instituição, mostrando que as empresas estão interessadas em ajudar o próximo. A responsabilidade social dentro das empresas hoje é uma característica muito importante para melhorar a imagem que os consumidores tem das marcas.

Anônimo disse...

NILSON JÚNIOR

A DASLU uniu o útil ao agradável em lançar o produto em sua loja. Com certeza a boneca não deixa de ser um produto, para as classes altas como a loja Daslu também é para esse tipo de público. O foco do lançamento dará novas vendas não so na boneca mas também nos produtos que a Daslu oferece. Com suma, ambas as partes vaão lucrar não só com as vendas mas também com o MKT que promoveram encima do lançamento, em que há no contexto uma ação social em que os nomes das suas empresas saem em destaque.

Anônimo disse...

Bom,a boneca Suzi é considerada um produto. Contudo, A empresa lançou a nova boneca suzi diferente dos anos 70. Tendo cintura fina,pé em ponta para usar salto alto, bumbum mais arrebitado, está mais magra e tem uma percepção de 1,78 de altura. E de acordo com o diretor de marketing da Estrela, Aires Leal Fernandes, aconteceram após a Estrela constatar, por meio de uma pesquisa, certa rejeição de crianças e mães pela boneca, que sempre foi considerada mais "cheinha", principalmente perto da Barbie, sua "rival" adulta.E após o lançamento tendo em vista varias bonecas ja vendidas com esse novo estilo e comm isso tendo mais enfaze na marca. Alem de ter uma boa jogada de mestre em relaçao a responsabilidade social que é altamente valorizado em nosso país.

Anônimo disse...

Com certeza estamos na época do relacionamento, e a Estrela com toda sua credibilidade no mercado e muita inovação faz essa festa e com toda intenção de se relacionar com determinado público, um público que certamente ja compraram muitas Susis de todos os estilos, que no caso, são os clientes da loja Daslu. Mas com um porém, a Empresa destaca sua responsabilidade social, que além de ajudar muita gente, faz com que há um fortalecimento muito grande na sua imagem perante a sociedade. T+

Anônimo disse...

Com um evento, focado em glamour e sofisticação, a Estrela, através de um planejamento abrangente, marcado por ações de comunicação integrada, garante o novo posicionamento da boneca. Estamos sim na era do relacionamento, e a boneca Susi, a menina dos olhos da Estrela, mais do que um brinquedo, é o produto que vem agregar valor à marca em parceria com a Daslu, promovendo assim, uma ação social para ajudar o instituto pro queimados. O marketing de relacionamento apresenta o conceito de intangibilidade de um produto ou serviço e trabalha bastante com a área subjetiva da mente do consumidor, lutando para que ele realmente se torne leal à sua marca. A velocidade é outra, o mercado é global e totalmente conectado pessoa-a-pessoa e as chances de você deixá-lo satisfeito com uma resposta imediata são enormes. Vivemos hoje em um mercado competitivo no qual os clientes encontram à sua
disposição inúmeras opções de produtos, serviços, marcas, preços, qualidade e fornecedores.
Neste contexto as empresas, para que sejam bem sucedidas, devem oferecer valor superior para seus clientes. Nesta perspectiva, as empresas necessitam passar de uma filosofia centrada no produto e na transação para uma filosofia voltada ao cliente e ao mercado. Essa filosofia implica em que a empresa “ouça” o mercado quando da definição do que e como fazer.

Aline disse...

Realmente estamos na era do relacionamento e na era da informação. Eu acredito que o foco é a Daslu, mas que a boneca Susi foi atingida de tabela e se transformou totalmente numa jogada de marketing duplo. Ou seja, eles utilizaram o poder da Daslu pra promover a Nova Susi e promover a si própria (Daslu) e ainda deixar bem claro que ambas investem em responsabilidade social e estão sempre preocupadas com o futuro.
Bela imagem e fantástica propaganda. Além do mais artista participam e dão ainda mais glamour para o evento.
Hoje em dia investir em responsabilidade social lá fora é extremamente importante. Vê-se que a Estrela e a Daslu investem fica muito mais fácil conseguir parcerias e melhora ainda mais a sua imagem diante aos stakeholders e aos clientes fiéis e aos prospects.
É uma jogada que várias empresas fazem pra sua autopromoção e ainda dá a marca um poder de torná-la cada vez mais forte.
É o famoso ditado:Uma mão lava a outra.

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que estamos na era do relacionamento nós estamos, e acredito que o foco da Estrela está mais no conceito da boneca, no status que ela tem perante as avós/mães das meninas de hoje do que em qualquer outra coisa. A estrategia da Estrela é muito valida já que hoje um dia se faz muito isso, que é unir uma marca a outra para que ela se torne mais forte ainda, e a repaginada da Susi se dá também justamente ao principal conceito de mkt que é perceber e adequar seus produtos as necessidades dos clientes, com uma repaginada total com traços mais delicados, um corpo saudável e curvas na medida certa, ela vem justamente em resposta ao que hoje as meninas que brincam e desejam uma boneca querem.
Acredito que o mkt de relacinamento nesse caso seja a responsablidade social que hoje em dia está sempre em pauta em grandes empresas.

Laura Dayrell disse...

Estamos falando exatamente da era do relacionamento. Nada melhor para uma empresa como a Daslu que trabalha com moda feminina e é muito reconhecida pela classe alta do país, que queira associar seu nome com a boneca Suzi, que também é muito reconhecida por todo o país e ainda fazer caridade para o Instituto Pró-Queimados. Como a Letícia falou a boneca já agrega valores e crenças para toda a população brasileira, além dela ser comparada com a famosa Barbie e estar presente no mercado durante muito tempo, essa boneca representa o sonho feminino (beleza, corpo bonito, estar na moda, “in”, etc.), por isso talvez ela não é somente um produto mas já faz parte da história do país. Para comemora os 70 anos da boneca mais abrasileirada de todas teria que ser mesmo numa loja que representasse bastante a elegância da boneca e outro detalhe, para que as duas versões Susi by Daslu e Susi by Crystallized Swarovski Elements sejam compradas só mesmo para os clientes da Daslu não é mesmo?
Esse grande evento para o lançamento da nova Boneca Suzi que contará com a famosa loja Daslu e ainda fazendo um social, só resultará em ganhar ainda mais prestígio a marca das empresas participantes, sendo uma grande estratégia de marketing usada.

Anônimo disse...

O que vejo nesse case, na minha maneira de entender, é uma nítida estratégia de marketing de relacionamento. Não acredito que o foco seja o produto ou a venda da “ boneca Susi” e tenho essa opinião baseada em uma hipótese:
A Boneca Susi é uma boneca da geração dos anos setenta, inicio dos anos oitenta. Apesar da sua principal concorrente, a Barbie, ter entrado um ano depois dela no mercado, é nítido a superioridade de venda e posicionamento da boneca Barbie na década de oitenta e hoje em dia. Desta forma, a geração que verdadeiramente brincou com a boneca Suzi, está mais ou menos na faixa dos 30, 35 anos ou mais. Será que as mulheres público alvo das lojas Daslu não são principalmente dessa idade? Apesar de não ter esse dado de maneira definitiva, tenho fortes convicções que sim. Com isso, ao promover um evento com a boneca da infância das suas clientes, fazê-las lembrar, mesmo que subjetivamente, da sua infância, das brincadeiras, da comidinha e do cuidado que tiveram com suas bonecas, qual será o nível de relacionamento que as lojas Daslu, vão conseguir com esse público? Além desse fato, deixo uma outra pergunta: qual a boneca, que essas mães vão querer comprar para suas filhas? A que elas brincaram quando criança ou outra qualquer? Por isso, acredito que essa estratégia e puramente marketing de relacionamento. Afinal de contas um bom relacionamento começa a partir das emoções que você consegue gerar no seu alvo.Posso ter viajado nessa hipótese, por não ter dados empíricos, mas é o que acho.

Unknown disse...

mezzo marketing institucional, mezzo marketing pessoal, mezzo vulga responsabilidade social corporativa.
Cada vez mais se utilizam estratégias para abrangir e despertar interesse de mercado. O evento mostra ser prova pura de estratégias diversas para alvancar o lançamento da dondoca, mas me pergunto até onde isso não resulta em falta de foco, de objetivo. Vender a marca da boneca, da loja ou das celebridades? A ação social é sempre bem vinda, porém vale lembrar que também é sempre bem vista, não fugindo de uma grande estratégia de posicionamento responsável.

Anônimo disse...

A grande sacada dessa “joint venture” é desviar a atenção para ambas as empresas participantes. Essa é um fórmula que já foi utilizada outras vezes. A boneca tem uma relação direta com a moda e busca referências no mercado para potencializar essa situação. A Daslu tem um conceito moderno que procura expandir sua atuação no mercado de roupas. O objetivo do lançamento da “Susi Daslu” é exatamente esse: aproximar públicos aparentemente distintos em uma essência em comum. O resultado é proveitoso para as duas marcas que além de atingir um público diferente, desvia a atenção do mercado para essa tendência. Esse é o mesmo caminho seguido pela eterna Barbie que já teve vestidos criados por grandes costureiros como Versace e Lui Viton.

Anônimo disse...

O anônimo sou eu FÁBIO PEIXOTO