
Prezados, dêem sua opinião sobre esse instrumento de marketing de relacionamento direto, utilizado pela Veja, para me trazer novamente para a sua lista de assinantes. E tentem prever se a) eu renovei, b) não renovei, e os motivos que me levaram a decisão. (para visualizar melhor a carta, basta clicar sobre a imagem)
25 comentários:
Achei legal ainiciativa tomada pela Veja de proporcionar a seu cliente uma experiencia de unico, especial, de que ele é o assunto em uma reunião dos executivos da Veja. Esse tipo de tratamento faz a pessoa se sentir mais que um numero qualquer de assinante (ideia muito difuldida na cultura de massa), e assim ela começa a fazer parte do processo, e sente que tem importancia no processo.
Bem, não são boa pra previsões (acho que não tenho o dom) mas acho que vc vai renovar a assinatura. Não por causa da carta, mas pq é uma revista de peso (principalmente publicitario, com tantos anuancios) e com profissionais que tem gabarito pra defender o que escrevem.
obs: eu não assinaria.
Gosto muito desse tipo de intervenção. Torna o produto mais pessoal, aproxima mais o cliente do produto. Apesar de nao surtir o efeito esperado pela empresa em mim, certamente ganha muita gente.
Se o tempo de assinatura que voce possuiu, for realmente o informado ( no caso 6 anos ) almenta ainda mais a "exclusividade" da peça. O que pesa no quesito: Preocupação Da Empresa com o Cliente Especial.
Creio que o sr. tenha refeito a assinatura da revista, mas nao por efeito da peça por si só. Mas por ja ter pensado no caso antes, e com a nova proposta agressiva com o desconto de 40%, juntando o útil ao agradável.
Resposta A !
Acho que você renovou a assinatura da Revista Veja.Com certeza essa abordagem da equipe da Veja,meche com o ego de muitos assinantes,é legal eles demostrarem o cuidado ,o respeito e o quanto cada cliente é importante para eles,e se você que foi assinante tanto tempo,como foi citado na carta,eles não podem deixar de se preocupar com vc.Eles ultizaram uma abordagem criativa,querendo demostrar uma "certa transparência " da empresa ,colocando o seu nome na carta,como se nesse momento você fosse o cliente mais importante de toda história da revista,não esquecendo de citar o desconto!Muito tentador..e as facilidades de pagamento também!
Ótima estratégia e acredito que várias pessoas renovarão o contrato com a revista.
Na Era do Relacionamento, este "acolhimento" é indispensável para empresas cujo foco é o cliente. Ainda mais um cliente com 6 anos de dedicação.!
Gostaria de saber porque voce deixou de renovar.! com certeza não foi esquecimento.
Afinal,foi uma tática para forçá-los a fazer uma "graça".???
Se foi, voce conseguiu e penso que vai renovar, se é que já não o fez.
Penso que este tipo de relacionamento,(te colocando supostamente como assunto em uma reunião),fortalece o Ego e de certa forma força a rever uma decisão tomada anteriormente.
Achei muito interessante a ação deles de “colocar” o cliente como um ponto de discussão dentro da empresa. E muito tocante para o cliente, mesmo sabendo que não passa de uma simulação, ver que há um interesse da empresa em mantê-lo como cliente.
Porém eu acredito que você não renovou sua assinatura. Primeiro porque acho que você teve um bom motivo, além de não ter um desconto para renovação de imediato. Segundo porque acredito que não era o desconto que ela oferecia que o fez não renovar, ou seja, não é por causa desse desconto que você irá renovar, sei la, talvez a revista não o atenda mais e você quem sabe já é assinante de outra. E terceiro, se você realmente fazia questão da revista, poxa, você é cliente a 6 anos, uma choradinha no 0800 de imediato a finalização do seu contrato os fariam te dar um bom desconto.
É isso ai.
Postado por Roberto Benelli Dorna.
Bacanérrima a idéia da Veja.
Na Era do Relacionamento, o que o cliente deseja é ser visto, ser lembrado e essa abordagem que a Veja fez, foi de falar para o seu cliente "sr, você é importante para nós, faz parte da nossa família".
Porém nao acredito que você tenha renovado pelo simples fato da revista lhe oferecer um desconto. O cliente não está a venda e se você deixou de assinar pode ter sido por N motivos: a revista já não lhe interessava mais; você achou uma revista similar, que lhe mostrará outras informações por um preço e um desconto diferente. E se, vc já era cliente realmente há 6 anos, 40% é pouco.
CAMILA RAMOS:
Muito bacana a estratégia!
Fez o cliente sentir-se importante (prestigiado) ofereceu um melhor atendimento, afinal "o relacionamento desenvolvido entre a empresa e seu cliente é fundamental".
Legal também a parte: "Em nome da VEJA e de toda a equipe de assinatura ABRIL..." , pois mostra que não basta apenas uma pessoa encantar, a equipe inteira tem de estar treinada para isso.
Acredito que vc vai renovar a assinatura!
Letra A
Não pela carta em si, mas sim pq sem desconto vc já assinava, agora com ele então...oooopa pq não!?rs
Fernanda Mendes
Adorei essa estratégia da revista Veja, é muito importante e ousada essa atitude, pois ela está buscando retornar com seu cliente que já possui há muito tempo (6 anos), eles conhecem o cliente, sabe como ele utiliza a revista (que é um multiplicador) e já deram todas as oportunidades de desconto, só que perceberam que com o desconto não conseguiram renovar a sua assinatura, eles tiveram que passar para uma outra tática que foi a do relacionamento, fidelização do cliente através da importância, significado que ele tem para a empresa e através disso encanta o cliente e consegue renovar a assinatura. Essa estratégia não é utilizada por várias empresas, acredito pela Veja por ser uma revista que está a muitos anos no mercado e que deve conquistar muitos assinantes mensalmente ela também esta investindo nos seus clientes atuais a fim de mantê-los na base através do relacionamento. Porque nem sempre o desconto segura o cliente, pois ele pode ir para outra empresa com um desconto maior ou porque o preço da outra empresa é mais barato.
Em minha opinião você RENOVOU sua assinatura sim, pois percebeu a importância que tem para a Veja e ficou encantado com a atitude de relacionamento que fizeram.
Opção A. O cliente certamente vai renovar com as condições que a revista Veja oferece. Embora o cliente seja assinante há 6 anos, por algum motivo deixou de ser assinante, seja relacionado à revista deixou de oferecer desconto na sua assinatura neste período, ou uma proposta que não interessou pelo fato de ter a assinatura nada mais que 6 anos. Considerando por já ser especial, a revista busca manter este cliente não pela sua condição financeira na assinatura, mas por ser um cliente fiel perante o conteúdo que a revista divulga, além do mais a forma que a revista pode sustentar os formadores de opiniões até mesmo desenvolvendo o conteúdo da revista com críticas e opiniões de relevância e importância. Um fator importante, desconto sempre é bem vindo, uma estratégia para manter um cliente.
Érico Porto
É uma ferramenta de Mkt direto bem utilizado principalmente pelas empresas de assinaturas e prestações de serviços, ainda mais que temos no 'Word' uma opção de 'mala direta' que relaciona o conteúdo escrito com as informações dos clientes em uma tabela de ‘Excel’ podendo assim fazer cartas como essa personalizada a cada cliente.
Respondendo a pergunta valeu a iniciativa do setor de assinatura é uma maneira interativa de cativar e emocionar o assinante, a impressão que nós passa é que somos especiais 'VIPs'. Acredito que o Sr. retomou sua assinatura pelo conteúdo da revista Veja e não pela estratégia de MKT utilizada.
Achei mto bom a iniciativa e a criatividade da carta, fazendo com que o cliente é importante em qualquer empresa, sendo um motivo de discurssao aos integrantes da empresa. Não sou nenhum medium, mas com uma oportunidade dessa, partindo de uma revista de comunicaçao em massa, creio q vc tenha renovado a assinatura.
Realmente é uma estratégia muito boa. O cliente quer se sentir importante, ver que sua significação na relação com a empresa é mais intima e assim se cria uma relação de confiança.
Mas há de se ver que se essa campanha for divulgada para muitas pessoas, o feitiço pode se virar contra o feiticeiro. Dai, supomos que o Cláudio receba essa carta, fique todo contente, se sentindo quase um sócio da revista Veja. Logo depois, numa rodinha de bar, ele descobre que alguns de seus amigos também receberam. E no almoço de família, até o tio avó recebeu a carta.
É por isso que não adianta apenas uma boa idéia...é preciso planejar e bem executar...Para que apenas o verdadeiro público seja atingido.
Agora, eu aposto que o Cláudio não tenha assinado. Se fosse de interesse dele, ele já teria renovado antes.
Agora, se tivessem oferecido um BRINDE né?? quem sabe...uahuahuahuah
Artur Andrade
hahahahahahaha
Texto ruim, direção de arte pobre, essa ftoo aqui onde você acho? banco de imagem? ta ruim, o cliente vai bombar, pode refazer tudo! kkkkkkkk
Bem piadinhas de lado, a ideia é boa, mkt pessoal, tenta mostrar a proximidade de empresa com o cliente, mais foi mal aproveitada e mal executada, eu acho mesmo que se tivesse sido feito de maneira correta (sei la contratassem um cara por cidade pra oferecer o a assinatura pessoalmente caso por caso, ou algo similar, não sei se o custo valeria a pena), mais ali mesmo tentando ser pessoal ficou impessoal, frio, distante, que fotos são aquelas? reunião de que? so se for na decada passada...
Eu não assinaria, acho que você destinou essa verba a outro tipo de revista, uma revista em quadrinhos kkkkkkkkkkkkkk como eu teria feito kkkkkkkkkkkkkkkk
Rodrigo R. |Sefete|
Acho que o que está em questão não é o layout da peça e sim a intenção.Acredito que qualquer forma de comunicação seja valida, des das pré historicas pinturas rupestre até o artigo em sí discutido.Bom,deixando minhas picuinhas com o meu adoravel amigo Sefet de lado e voltando ao post, achei intereçante a forma de abordagem feita pela revista.Como ja citados em post anteriores,estamos cansados de representar somente numeros para as empresas.A abordagem direcionada, que torna cada vez mais pessoal a propaganda dos produtos tem me chamado muita atenção e é o tema escolhido pelo meu grupo para a Monografia.
Quanto a renovar a assinatura,desconheço os motivos pelos quais o senhor deixou a revista. Se foi algo coerente com aproposta em sí(por motivos financeiros) acredito que só o descontonto não seja relevante, porém a forma de abordagem deve ter pelo menos chamado a sua atenção,afinal o senhor ñ a postaria aqui,ñ é?rsrs
Achei a estratégia muito criativa, bem escrita e traz ao cliente o sentimento mais valorizado hoje - o de exclusividade e valorização. Gostei muito da carta "ter sido escrita" pelo diretor, ou seja, se você é um dos meus melhores clientes, deve ser atendido pela pessoa mais importante da empresa.
De qualquer forma, acredito que você não renovou a sua assinatura. Como você já era cliente há 6 anos, há duas prováveis possibilidade de ter deixado de assinar: 1- A revista já não atende as suas expectativas e 2 - Questões financeiras. Entretanto, não acredito nesta segunda possibilidade, porque antes do desconto de 40%, já lhe haviam proposto outros descontos que, caso você ainda estivesse interessado, teria aproveitado para fazer a renovação.
Outra coisa. Achei a atitude da Veja um pouco agressiva (mesmo que isso funcione bem em alguns casos), porque tomaram como certo o fator financeiro e não o de conteúdo. O ideal seria se tivessem buscado o verdadeiro motivo da sua não renovação de assinatura, ao invés de fazerem descontos cada vez maiores.
Finalmente, a boa gestão da interação melhora a experiência dos clientes com a empresa levando-os a divulgar a marca. “Por que seus clientes comunicam-se com outros clientes, a experiência que sua empresa lhes entrega é mais importante que as mensagens que lhes envia”
Concordo com a Nicole...
To eu aki dinovu rs...Mas acho que ressaltei esse ponto,quando disse que desconhecia os motivos pelos quais o senhor deixou de assinar.Generalizaram um fator que poderia ñ ser tão relevante quanto o conteudo.E deixo a pergunta: Se o intuito da ação seria mostrar para você Claudio leitor que a Veja sentiu sua falta,que sua ausencia foi percebida entre tantos,justifica usar o fator PREÇO(que eu deduzo que seja o real motivo da maioria das desistencias das assinaturas)para diferencia-lo dos outros?Cade as particularidades de cada assinante?Mesmo com todo o teor da campanha,ela caiu em contradição.
Acredito que não. Apesar de diferenciado, esta carta soa um tanto quanto forçada, sem duvidas essa mesma carta foi enviada para inúmeros ex assinantes da veja com um único diferencial, o nome da pessoa. Este é um ótimo canal de relacionamento com os clientes porem poderia ser menos floreado, como as fotos que foram anexadas, o possível dialogo da reunião que na minha opinião é uma lorota. Enfim, se fosse comigo eu não renovaria exceto se eu já tivesse um interesse prévio em voltar a receber, teria feito mais efeito se a carta fosse curta e objetiva, falando do desconto, do interesse deles em voltar a me ter como cliente (Marketing pessoal), e talvez alguns elogios feitos a minha pessoa, porem sem forçar a barra. O mineiro já é desconfiado por natureza, diante a uma carta cheia de adjetivos como essa então, nem se fala.
THIAGO BARRETO
Poxa, achei bem bacana essa ação da Veja, enviando uma carta a você, mostrando certa reunião onde o foco principal era você. O mais bacana de tudo isso e que eles fizeram uma tentativa de que você voltasse a assinar a Veja baseando em ma analise de todo o seu histórico (mesmo sem ser analisado pelos executivos). não acho que você renovou pelo motivo de que "os executivos" analisaram seu histórico na editora, mas sim pelo motivo de que o desconto foi muito bom, se uma nova assinatura for feita atualmente o valor e de R$ 346,95 p/ano, com o seu desconto de 40% você pagaria R$ 256,80. Creio que compensaria.
Matheus.
Acredito que a fidelização de um cliente, ou até mesmo a reconquista de um cliente, vai bem além de uma carta personalizada, com um desconto atrativo, engloba toda a empresa. Desde o atendimento do sac, até o conteúdo da revista. Acredito que se vc assinou a veja por 6 anos, e derepente resolveu parar, o problema não foi financeiro, pelo menos não seria somente isso, acredito que neste caso tenha mais haver com o atendimento, do que com o contéudo da revista que te atendeu nesse quesito por 6 anos. A intenção da carta foi boa, criativa em relação a muitas empresas, porém faltou coleta de informação da parte deles, para realizar uma abordagem melhor e acertiva. Mas acredito que vc testou a Veja, no ponto de quais ações eles tomariam e renovou a assinatura! rsrs
Realmente, esse tipo de iniciativa é muito bacana, te passa uma sensação de importancia, de que você não é só mais um no meio de muitos, e isso pra alguns é de extrema importancia.
Agora, sinceramente, se você levou em consideração apenas o desconto, com certeza você renovou porque é um super desconto.
Agora, se você levou em questão a carta em si, posso te falar, que se você renovou foi porque você estava muito carente, convenhamos nós, uma equipe da veja não iria parar por causa do claudio né? fala serio! rs
A veja para não perder seu cliente fiel, no sentido de contribuir com sua opnião postada na revista, deve manter este cliente sim. A solução é oferecer desconto maior para este cliente. Para este caso, o cliente tem 6 anos de assinatura, Ótima estratégia e acredito que várias pessoas renovarão o contrato com a revista.
Claudio, qual foi a sua decisão?
Postar um comentário