segunda-feira, 2 de março de 2009

Comunica Minas

Do Correio Semanal - Ani 1 - no. 10 - 23/02 a 1o./03 - (publicação distribuida gratuitamente no aeroporto de Confins)

No próximo dia 5 de março o Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG) promoverá um café da manhã para apresentar a Comunica Minas, primeira iniciativa de mobilização do mercado, a empresa da indústria da comunicação (veículos de comunicação, fornecedores, assessorias de imprensa, eventos e relações públicas). A Comunica, que acontecerá em agosto, visa criar um calendário que movimente a indústria da comunicação e gere conhecimentos por meio de palestras, feira para explosição das tendências do setor, um prêmio que valorize a propaganda mineira e a comemoração do Dia Mundial da Propaganda. O presidente da Sinapro, Juliano Sales, abrirá o encontro, seguido do coordenador do Comunica ES e Comunica MG, Francisco Bueno, que fará uma apresentação detalhada do projeto. "Queremos propor a união da indústria da comunicação e discutir temas pertinentes ao setor", explica Juliano Sales. O encontro acontecerá no Salão Centenário do Hotel Ouro Minas.

Prezados, comentem a nota, do ponto de vista do marketing de relacionamento publicitário mineiro. (E vejam se conseguem ir! É um bom lugar para o networking)

23 comentários:

Unknown disse...

Que otimo! Uma feira para unir o setor é realmente o que percisava. As coisas por aqui andam bem devagar na nossa area e promover essa união entre o mercado é bom para nós estudante, profissionais e para o cliente.
Fora o dialogo entre agencias e fornecedores (incluindo todos os serviços) que pode resultar em cresciemnto de muitas pequenas agencias que poderam interagir melhor com o mercado.

Anônimo disse...

Acho mais do que necessária a criação desse tipo de evento periódico em Minas. Tanto para a agencia e afins, quanto para fornecedores. A agencia fica atualizada quato ao mercado, tendencias, possibilidades quanto aos fornecedores, ampliação de networking, aprimoração da parte tecnica, etc. E os fornecedores podem mostrar seus trabalhos e variedade de soluções que dispõem.
Isso é bom para o mercado que se fortalece e se profissionaliza ainda mais, incentivando o próprio crescimento.

dasda disse...

A comunicação mineira necessita deste tipo de evento!
É preciso construir e sustentar em minas um espaço onde a comunicação seja vista por clientes, agencias, fornecedores de uma forma mais profissional e necessária. É preciso criar no mineiro a cultura de que, cada vez mais os meios de comunicação são preciosos na solidificação do mercado e da economia. Esse tipo de evento reunirá profissionais de diversas áreas, e isso é bom tanto para o mercado em geral, quanto aos comunicadores.

Artur Andrade

Anônimo disse...

Fernanda Mendes
Através da reportagem percebi que eles têm interesse em promover o setor de comunicação mineira assim proporcionando encontros freqüentes para que o contato aumente e tenhamos possibilidades de aprendizado,aproximando o público como estudantes, agências, fornecedores e muitas pessoas da área. Vai ser ótimo para nosso mercado. Ações como essas deveriam ser feitas a muito tempo. Isso proporcionara melhor visão de nossa área para o mercado mineiro.

Anônimo disse...

Mineiro é desconfiado, tem forte respeito pelas raizes, enfim a mais um monte de coisas que a gente esta calvo de saber. Pois bem, acho que primeiro lugar a mídia foi mal escolhida se o obj foi atingir os publicitários, claro se o obj foi atingir a massa em geral e mostrar que estamos nos orgenizando beleza. segundo, acho o texto pouco convidativo, vai ter o que nesse cafe da manhã? bolo, yakult, e bate papo? ou vai ter uma rave de palestras chatas? Bom acho que quem trabalha com comunicação comunicaria melhor, ate porque não caimos mais no "no aniverário de BH quem ganha o presente é você", o clube de criação de minas gerais ruiu a anos atrás, e tantos outras iniciativas similares, o que me faz (neste bendito texto de nota funibri) acreditar que este não ruira também? qual a seriedade que isso me passa? ta reunindo pra que? lucro? brigar com o mercado de outros estados? fazer festinha? vender anuário e camiseta legal? Acho que não somente eu, mais muito outros desacreditam de medidas assim, com muito "posso fazer" e nenhum "to fazendo".

vai falar com o cliente o que?

- Olha, eu lucrei so ano passado de BV R$: 300.000,00, e foi você quem pagou (risada irônica)

e o cliente vai falar o que?

- Não se for seguir essa tabela ai eu não quero, quero que vc faça so uma refação aqui e outra ali, meu sobrinho ja começou a fazer, você so finaliza

e os fornecedores dizem o que?

- Acho que deve ter subsidio do estado pra compramos o novos Corel draw (ele é ovacionado pelos outros fornecedores, todos concordam e aplaudem).

ou querem mostrar ao mercado que tem gente fazendo trabalho serio, que tem agencia que trabalha pelo resultado e não pelo BV, que tem agencia que faz mais do que o spot 30', que tem gente com potencial de ir pra SP mais esta aqui porque acredita no mercado.

E você vem me dizer que ele tão divulgando isso numa revista de aeroporto?

ps: vocês acham mesmo que quem esta atrás da mesa cheia de "Pit" com pressão do cliente, fornecedor, dos resultados, ta com tempo de ficar dando passeo por ai de avião?

Rodrigo R. |Sefete|

Anônimo disse...

Primeiro preciso comentar o comentário do Sefete. Eu acho que eles não estão lá para discutir bv, fazer palestras chatas, comer bolo ou yakult, a idéia, acredito eu, é fazer com que o nosso mercado volte a ter a visibilidade de anos atrás, pra justamente os “primos, sobrinhos, amigos, cachorros e etc” que sabem mexer mais ou menos num photoshop da vida não desvalorize o trabalho daqueles que estudam por 4 anos numa faculdade para fazer a mesma coisa.
Muitas vezes já me falaram: “Pô, você viu o anuário de São Paulo, que doido.” Ta beleza. Mas porque não tentamos nos reunir para que Minas Gerais tenha um valor como São Paulo tem. Sinceramente eu acho muito ruim ter que estudar e viver em Belo Horizonte e ver como o mercado em que estou prestes a entrar é desvalorizado, e pior ainda é ver que não é pela população, é por quem deveria lutar para que essa imagem fosse mudada. Ou você acha que em São Paulo, o mercado publicitário sempre foi como é hoje. É só você olhar um pouco pra traz e ver que as grandes contas que mantêm São Paulo hoje, já estiveram aqui em Minas. Ah, por que revistinha distribuída em um aeroporto como Confins? Simples. É o aeroporto onde os grandes empresários de São Paulo e do mundo, além de representantes das grandes agências do Brasil circulam diariamente, e é para eles que temos que mostrar que estamos nos unindo e preparando para atendê-los. Para que ir para São Paulo se eu posso trabalhar em casa (BH).

VAMOS COMEÇAR A NOS VALORIZAR. PORQUE SE NÃO NOS VALORIZARMOS, QUEM VAI NOS VALORIZAR?

É muito interessante e importante para o mercado mineiro acontecer esse tipo de encontro dos profissionais de publicidade. Primeiro porque dá uma visibilidade para o mercado publicitário mineiro não só em termos de estado, mais a nível nacional também. O que pode movimentar e aquecer o mercado mineiro, que aparecendo aos poucos para o Brasil, pode trazer novamente contas de grandes empresas para o estado.

Além disso valoriza e dá conhecimento do que está sendo feito dentro do mercado publicitário mineiro hoje não só para os já profissionais, como para os que estão prestes a formar, e mais ainda, para os grandes empresários que aqui, diariamente, circulam por nossos aeroportos.

Demorou para acontecer algo assim.
Muito legal mesmo.

Postado por Roberto Benelli Dorna.

Anônimo disse...

Eu ja ia comentar sobre o post do Sefete,mas faço das palavras do Roberto as minhas.Mesmo não me vendo mais como puplicitária e sim como comunicologoga acho de extrema importancia encontros assim. Não só pra vender camisetas do evento,mas pra trocas de experiências. Nós da aréa mesmo, as vezes desconhecemos nossos colegas,isso facilitaria também para o cliente,conhecer as agências e suas ideias. Acredito sim que o mercado mineiro trabalha com grandes artistas, tão bons quanto os de São Paulo.Mas o que os diferenciam não é a qualidade do seu serviço e sim PRA QUEM ELES PRESTAM ESSE SERVIÇO.Comparar o mercado mineiro com o de Sp chega a ser injustiça.As grandes contas estão quase todas nessa pequenininha e desconfiada cidadezinha de SP.

Anônimo disse...

Replica

Bom Roberto, acho que sua leitura sobre meu comentário foi um pouco equivocada, quando usei (e abusei) se irônia pra comentar o que teria (ou o que queriam) neste congresso, foi porque no texto não entendi, de verdade. Ai o motivo do "vai ter yakult (metafora), palestra chata (é o que é mesmo). Você mesmo, o cafe da é pra que? discutir o que? entendi? quando disse o que disse, n'ao afirmei ou apontei que seria pra tomar yakult nem nada disso, foi para mostrar que se eu não entendo a comunicaão, me sinto a vontade pra entender como eu quiser (sem exageros como "quer pagar quanto", mais tambem sem abusos).

Bom segundo item comentado, quanto a revista do aeroporto, tudo bem, vocé acha mesmo que com o mercado decadente (como você e outros colegas de turma corretamente pontuaram) ele querem atingir "grandes empresários de São Paulo e do mundo", eu acho que não, ninguem abre a porta do quarto pras visitas antes de arrumar a bagunça... ao menos eu não, e se você dissese por exemplo, que pelo aeroporto passam fornecedores, publicitários mineiros, e outros profissionais que são (ou deveriam ser o foco) ai eu digo "joia!", mais é essa a melhor mídia pra isso? pra tingir esse publico? se tivesse um evento de publicidade (como rolou o congresso em SP, em que foram veiculados varios videos de mineiros convocandos outros empresarios mineiros para ir, ai sim faria sentido - e mesmo assim tem mídia mais "acertiva pra isso")

Terceiro ponto, o da CAIXA ALTA. QUANDO EU DISSE QUE TEM GENTE COM POTENCIAL DE IR PRA SP (com caixa baixa pra não me interpretarem mal, não to falando de mim, mais muita gente ai conhece gente com potencial altissimo pra isso, aqui na agencia mesmo tem gente muito foda que algumas estrelihas de SP, que ainda estnao aqui), EU ESTAVA JUSTAMENTE VALORIZANDO O MERCADO - CONTINUO CAIXA ALTA - E COMENTANDO QUE COMO ESTES QUE VALORIZAM EXISTEM OUTROS MUITO MAIS, NÃO SO NAS AGENCIAS, MAIS NOS FORNECEDORES E ATE NOS CLIENTES, QUE DEIXAM DE USAR AGENCIA DE SP (diminuindo o fluxo de publicitários de SP aqui em Minas, como diz no item 2 (rs)) PARA TABALHAREM COM AGENCIAS DE MINAS.

Muitos inclusive o Roberto, resaltaram que é importante ter eventos que unam o mercado, unifiquem os trabalhos e etc, eu não critiquei isso, e nem nunca o farei, critiquei a comunicação feita para divulgar esse pão com manteiga dos profissionais de comunicação, em formas de mídia e conteudo.

So pra finalizar, acho mesmo que esse congresso não é pra respaldar quem estudou 4 anos como a gente (se você entendeu isso, mostra que meu item 1 estava correto - rs - ), ate porque, estudar 4 anos numa cadeira do curso de comunicação social não faz de você um publicitário, não você no sentido pessoal, não faz de você, não faz de mim, não faz de ninguem.

Estamos a disposição.

Rodrigo R. |Sefete|

Anônimo disse...

Tréplica

Quando você diz que o mineiro na essência é desconfiado, você devia levar em consideração que para eles não vale a pena divulgar isso para todos que queiram ir ver qual é a do encontro. Por que? Pelo fato de que é um evento que está sendo construído, iniciado, pequeno. Todos nós sabemos que todos se conhecem em bh, todas as agências se conhecem e conhecem instituições de ensino, e para essas pessoas não se comunica com um outdoor, ou vt, ou mídias de massa, mas com um mídia direcionada. Nesse ponto concordo com você que a comunicação foi falha para nós estudantes, porque acredito também que o público do Comunica para essa primeira edição são somente os profissionais, para isso, mailings, cartas, mala direta, resolve e agente nem fica sabendo. Entendo que eles tenham feito isso justamente para fazer aquilo que você disse, arrumar a casa para depois nos chamar, para sabermos o que acontece de verdade. Agora a revista do aeroporto não é para que as grandes empresas leiam e digam: “ó aqui tem um evento que reúne todos os publicitários, vamos largar a nossa agência em SP e vir pra cá”, não, é justamente para eles verem que há um esforço sendo feito para que o mercado publicitário de BH seja restabelecido como antigamente, grande. E na reportagem fica bem claro que esse primeiro evento é mais para os comunicadores no mercado “O presidente da Sinapro, Juliano Sales, abrirá o encontro, seguido do coordenador do Comunica ES e Comunica MG, Francisco Bueno, que fará uma apresentação detalhada do projeto”, ou seja, a comunicação utilizada por eles ninguém sabe qual foi, e em momento algum diz-se que só foi utilizada a revista de Confins para a divulgação, só mostra que ela foi a fonte da reportagem.

Outro ponto, deve-se tomar muito cuidado com o uso da ironia. Pois quando se usa ironia você abre o leque para a interpretação do leitor, sendo assim, eu interpretei como menosprezo a atitude tomada pelo Sinapro quanto a criação desse novo projeto Comunica. Se interpretei errado me desculpa, mas as vezes a ironia quase esse tipo de interpretação.

Devido a interpretação que tive da sua ironia, o meu comentário seguiu a linha que se sucede. E por isso disse que o menosprezo para esse tipo de iniciativa nos leva sempre a procurar por SP ao invés de tentarmos fazer BH voltar a ser o que era antigamente. E em momento algum eu falei que era você ou qualquer outra pessoa, generalizei tudo que disse. Eu não disse que não temos (nós publicitários mineiros) potencial para ir para SP, pelo contrário, acredito que muitos dos melhores estão aqui. Agora o que eu espero é que paremos de defender nossos trabalhos, e passemos a defender nosso território. Se temos os melhores, porque não trazemos novamente as melhores contas para cá? E esse evento é o primeiro passo para, como você mesmo disse, arrumarmos a casa para podermos trazer de volta as visitas. E para isso temos que acreditar e dar apoio a esses poucos que estão tentando fazer algo para que pelo menos aqui sejamos um mercado unido para que o crescimento venha.

No mais é isso.

Postado por Roberto Benelli Dorna.

Anônimo disse...

Acho de grande importância a iniciativa da criação dessa feira!
Só ter a chance de poder participar de um evento,onde com certeza os melhores de Minas vão passar por lá,já é de grande valia.
Nossa área está escassa desse tipo de evento,legal também, poder conhecer e analisar o trabalho e a carreira daqueles que se destacam no mercado mineiro e fora dele também,podemos nos inspirar e sentir mais seguros com um apoio desses,sabendo que nosso trabalho pode ser devidamente reconhecido no nosso próprio estado!
O que mais me interessa é o networking,como o Cláudio citou.Tive a experiência de visitar A Feira De Empreendedores do ano passado,onde consegui contatos,conheci empresas grandes e de bastante sucesso no país.
Unir e trocar informações saõ passos importantes para nós universitários conseguirmos um espaço no mercado.
Pretendo visitar essa feira!

Anônimo disse...

O novo conceito comum nas propagandas preparadas para transmitir esperança às pessoas em plena crise mundial tem como base a troca do status de consumo por valores. O sentimento atual é o de encontrar a referência para que é realmente importante na vida de cada um. Unir o setor é muito bom!

Erico Porto disse...

Como diz o ditado popular a união faz a força. Acho muito importante essa feira para o nosso ramo de atividade. Agora a faculdade poderia até nós levar em apenas 1 feira da área de atuação antes da nossa formatura.

Anônimo disse...

Boa iniciativa, para quem está por fora e não sabe o que acontence no meio publicitário em Minas ou fora, seria uma boa opção em saber mais o que acontece no nosso mundo(publicitário). Uma forma de incentivo e sustentação entre as agências e fornecedores resultando no crescimento das agências no geral.

Anônimo disse...

Nossa... essencial para o mercado mineiro,o que há de mais útil, será bastante proveitoso, uma ótima oportunidade para troca de experiências. Pode não ser como os eventos de SP, mas não deixa de ser um bom começo!

Anônimo disse...

Ops...rs
CAMILA RAMOS

Ana Cecília Designer disse...

Ótima iniciativa. Minas está precisando de feiras desse tipo para dar visibilidade à nossa área, alias, a área de comunicação como um todo para aumentar as possibilidades de mostrarmos ao mercado quem somos, o que somos e onde queremos chegar.

O mercado mineiro em quesito mercado publicitário, mercado da comunicação é muito pequeno, fazendo com que nós, futuros profissionais procuremos novos ares para não "morrermos de fome".

Anônimo disse...

Excelente iniciativa do SINAPRO-MG
O melhor desta festa agora seria as universidades se movimentarem em torno do evento, incentivando e ajudando futuros publicitarios a participarem. Afinal o evento tambem é voltado para estudantes de comunicação.
O encontro fortalecerá e promoverá a uniao no setor.
já estavamos precisando disto.!!!

Anônimo disse...

Ótimo, sensacional, já ha muito tempo precisávamos disso, já que o mercado publicitário em BH e Minas esta relativamente enfraquecido quando comparado com os de SP por ex.

É fato que uma feira sempre é bom, independente do ramo, a de supermercado por ex, a cada nova feira executada com sucesso, giram milhões em negócios em apenas 4 dias. É muito boa a idéia de podermos ter contato com outros profissionais do ramo, publicitários, fornecedores e clientes em geral, pois, neste ambiente podemos ter a oportunidade de aumentar nossa lista de contato e fazer ótimos negócios a partir do momento que a feira tome uma proporção razoável.

Alem disso é uma ótima forma de se fortalecer o elo entre profissionais da área já que infelizmente não é necessário se formar para exercer nossa profissão, o que na minha opinião não é nada bom, muito pelo contrario, é injusto, mais essa é uma questão para outro debate.

Enfim todo e qualquer evento que sirva para promover nossa profissão é sempre muito bem vindo por mim.

THIAGO BARRETO

Anônimo disse...

Muito bom essa idéia dessa feira aqui em BH. O sindicato precisa fazer mais eventos assim para os publicitários. BH ainda tem uma publicidade muito carente e isso ajudaria e muito ao setor. Acho que esses eventos são muito importantes, pois, fazem com que aumentamos nosso networking, e todos nós sabemos que é fundamental para o meio, como dizia o filósofo Teilhard de Chardin "Nenhum homem é uma ilha". Nesses eventos podemos conhecer várias pessoas de gráficas, agências, tvs, rádios etc, tornando assim nosso contato cada vez melhor/maior. Além de tudo isso, é importante frisar também a interação com novos produtos para o mercado.
As feiras, neste sentido, são extremamente importantes, pois mostram o que está acontecendo neste nicho de mercado, novidades. No mundo todo, existem feiras e essas, muita gente acha inútil, mas são marcos para a melhoria da nossa profissão.

Nicole disse...

Ui! Em primeiro lugar, desculpa o atraso do post. Depois, este "ui" é porque eu tinha uma idéia do que iria escrever, mas comecei a ler os primeiros posts, a concordar com alguma coisa aqui, outra ali e resolvi sintetizar. Acho bom começarmos a criar o HÁBITO deste tipo de evento, e escrevo em caixa alta, porque não irá funcionar se for pontual, mas sim planejado e frequente.

Será tão bom para as empresas, como para os clientes, os forncedores e os estudantes. Concordo com o Rodrigo que a mídia escolhida não foi a melhor escolha e ainda por cima o conteúdo é pouquíssimo convidativo. Mas aí já é outro assunto. Não significa que o evento não é bom, mas sim que foi mal anunciado, ainda mais para o público que quer atingir e devido à imagem formada que criamos destes eventos: O que eu vou fazer lá? Com quem vou? Sobre o que vou conversar? O que vou aprender? Bem, se era para divulgar, deveriam ter focado melhor neste ascpeto, para no dia não aparecerem somente alguns "gatos pingados".

Anônimo disse...

Acho que essa feira é muito importante para um reposicionamento do mercado mineiro de publicidade diante do cenário naional. Acredito que a informação tem seu valor, e um encontro para troca de informações e experiências contribui e muito, para o crescimento das agência e com ela, seus profissionais. Quanto a divulgação dessa feira, acredito que deveria ter sido mais trabalhada afim de ter maior destaque entre profissionais, estudantes e empresários. Mas é necessário criar a cultura de se realizar eventos de comunicação em geral, afim de que o desenvolvimento do mercado mineiro seja o alvo, e de que futuramente, quem sabe Minas seja o polo da publicidade nacional.

Unknown disse...

Minas em si, precisa mais desse tipo de evento, somos muito carentes em feiras, workshops, convençoes, etc

Realmente, deve ter sido bom,não participei, mas acho que deveria ter mais desse tipo de evento, para que haja uma maior integração entre todos da area de comunicação aqui em minas.

Marcília Gonçalves disse...

Acredito que seja uma boa oportunidade para quem quer saber um pouco sobre as agências e fornecedores. São profissionais de diversas áreas na comunicação que tras informações do mercado atual. Agora é um ponto positivo no mercado mineiro, agências que estão començando agora pode beneficiar bastante com isso.