O Pão Casamento Mineiro, elaborado com queijo e goiabada e eleito um dos melhores na 1ª Copa Bunge de Panificação, ajuda a aumentar em 18% as vendas da Padaria Pádua, na Pampulha
Em Bunge Notícias - 10/05/2007 - www.bunge.com.br/noticias
Imagine um pãozinho semi-doce recheado com goiabada e queijo minas padrão, decorado com fubá e queijo parmesão, saindo do forno. Foi essa a criação do padeiro Wilton Barbosa que, inspirado na culinária mineira, chegou entre os finalistas da primeira edição da Copa Bunge de Panificação, um concurso nacional que elegeu a melhor receita de pão do Brasil em 2006.
O pão é sucesso garantido na padaria. Segundo o proprietário, Carlos Simões, o padeiro desenvolveu a receita especialmente para o concurso, mas após a divulgação de que ele estava entre os finalistas foi preciso triplicar a produção. “Produzíamos uma receita por dia, o que rendia até 40 unidades. Hoje, produzimos 120 unidades e vendemos 18% a mais”, diz Carlos.
Com todo o resultado, o jeitinho tímido do padeiro Wilton não comprometeu sua influência sobre os colegas. Os outros padeiros da equipe da padaria já decidiram participar do concurso em 2007 e prometem inscrever três novas e diferenciadas receitas, também criadas especialmente para a competição e ainda mantidas em segredo pelo proprietário.
A Copa Bunge de Panificação é realizada pela Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) e pela Bunge Alimentos, e em 2006 contou com 7 etapas em diferentes regiões do país. Em 2007, o concurso terá sua segunda edição com novidades. Além de 8 etapas regionais, serão duas categorias de premiação: a categoria Talentos, aberta à participação de todas as padarias e padeiros do país com formação técnica ou não, e a categoria Graduandos, voltada a alunos de curso profissionalizante ou superior nas áreas de panificação, confeitaria, nutrição, engenharia de alimentos ou gastronomia, sob a orientação de um professor. As inscrições foram prorrogadas e os interessados têm até o dia 15 de abril para se inscrever, pela internet: www.padariabunge.com.br.
Colegas, façam uma análise de marketing sobre essa nota e tentem acrescentar dados e opiniões originais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
23 comentários:
Nada melhor do que um concurso divulgado para todas as pessoas, principalmente quando se trata de comida. As pessoas querem esperimentar e comprar para a família. É como o comida de buteco, que começou pequenininho, e agora tem até eventos grandes. O marketing influência tanto, nas compras das pessoas, que apos a divulgação deste concurso entre padarias, a venda aumentou de 40 unidades, para 120 ao dia..aumentou muito..com certeza se tivesse tido uma divulgação disto, talves aumentaria muito pouco, para aqueles que frequentavam a padaria antes, e por notícia das pessoas ali dentro, causdaria um pouco de curiosidade. Mas é que tá, se uma pessoa ja frequenta aquela padaria, e vê uma notícia positiva sobre ela, ela indica a padaria para mais pessoas, e ainda fica mais satisfeita de consumir nela.
Com certeza, a vitória que a padaria obteve no concurso contribuiu muito para o aumento das vendas, que neste caso triplicou. Pois essa vitória deve ter gerado várias mídias espontâneas para a empresa que pode divulgar o seu produto para novos clientes potenciais e também reforçar a sua imagem para os seus clientes atuais que passaram a ter mais credibilidade na padaria depois da premiação. Aumentando assim o seu vinculo e seu relacionamento com a empresa.
Com esse concurso a padaria obteve prestigio entre os clientes, alem de promover a padaria esse concurso foi um fator motivador para que clientes que gostam de novidades possam consumir mais produtos da padaria.
Rafael Felipe
Adélia Paixão disse:Com certeza a a padaria vai lucrar em todos os sentidos:na divulgação dos produtos,dando oportunidade as pessoas que vão disputar no concurso,nas vendas e etc.O marketing é fundamental para o crescimento da empresa,neste caso a padaria vai obter bons resultados esperados.Para os clientes vai ser uma novidade, um atrativo as pessoas que vão frequentar bastante dando criabilidade a padaria.
A divulgagação é a alma do negócio.
Talvez o padeiro não tivesse visto dessa forma quando decidiu se inscrever no campeonato, mas o fato é que só por causa do mesmo ele e sua criação ficaram conhecidos. O aumento de 18% nas vendas da Padaria Pádua não veio de graça, mas sim como resultado da posição conquistada no campeonato e em toda a divulgação provocada pelo mesmo.
Esse concurso promoveu o pãozinho desta padaria, trazendo a vitória. Sendo assim, foi a principal ferramenta para o sucesso da padaria, obtendo resultados mensuráveis para a empresa, tanto financeiros ou de imagem. O que tornou um diferencial de outras padarias concorrentes. Com essa conquista, obteve a mudança no cenário econômico, e assim o próprio proprietário precisa criar novas formas de serviços para conquistar o cliente e, principalmente, surpreendê-lo.
Fabiana Santos
LUIZ FELIPE NASCIF disse: Sem dúvida uma idéia muito legal, um diferencial. A atitude do padeiro de inovar e aperfeiçoar suas receitas é bastante favorável para os clientes e conseqüentemente para a padaria. As pessoas gostam de consumir algo diferente, experimentar. É certo que o pãozinho novo foi um atrativo para a padaria, e trouxe um número maior de consumidores até ela. O aumento no consumo do pãozinho gerou também um crescimento nas vendas dos outros produtos encontrado na padaria. Uma boa maneira de fidelizar e atrair novos clientes.
Inovar é preciso...sempre! Mas não basta apenas fazer algo de novo, o que se tem a fazer é divulgar. Um produto novo tem grandes chances de obter sucesso em seu lançamento, mas o que o mantém nos picos de vendas é também a qualidade. Inovação, divulgação e qualidade, tudo isso influência para que um produto gere resultados satisfatórios e mantenha o seu faturamento constante.Com isso, posso concluir que produto novo, bem divulgado e com qualidade... gera satisfação para ambas as partes: vendedor e combrador!
o comentario de cima é meu.
Diane Ruas
A padaria que teve um dos seus pães escrito neste concurso, obteve um resultado que nem eles mesmos esperavam, ou não, isso é não que eles julgassem que o pão não fosse o melhor, mas que fosse repercutir dessa maneira nas vendas. A jogada de marketing foi clara mesmo que sem intenção, e teve ainda um maior sucesso por ser o ganhador. Entrar em um concurso onde é eleito os melhores pães, ja é uma jogada interessante para aumentar as vendas, mas você fazer disso uma ferramenta( de marketing) para obter reconhecimento diante do mercado é espetacular!
Quando se trata de comida, as pessoas não querem somente algo gostoso. Mas algo de qualidade e saudável. Num concurso como esse qualquer pessoa tem essa segurança. Já pensando pelo lado do padeiro. Esse foi o seu meio de divulgar se trabalho. Deu certo. Embora eu acredite que nem mesmo ele esperasse um resultado com esse ou que ele fosse revertido a mais dinheiro. Mas, agora, o negócio é divulgar e participar de outra competições.
Grande Sacada da Padaria! Uma grande oportunidade para divulgar seus produtos... e fortalecer sua marca regionalmente. Concursos como esse além de serem uma estrategia de marketing para os comercianetes (participantes) e uma forma de culturar os bons costumes como o Comida de Buteco.
bruno_silva
Ter participado e ganho esse concurso, para a padaria, foi excelente pois gerou uma midia expontânea, um boca a boca e consequentemente um aumento nas vendas. As pessoas, indo lá atrás do famoso pãozinho podem acabar comprando outros produtos, por isso a gerência da padaria deve ter consciência disso e estar preparada estruturalmente para um aumento na demanda. Alem disso, outras padarias decidiram entrar no concurso. Isso além de movimentar o mercado, leva os empresários a tentar se superar e superar os outros e quem sai ganhando será sempre o cliente com novas opções de produtos e talvez um atendimento melhor. Outro que sai ganhando é a própria Bunge, empresa de alimentos que ganha um nome no mercado.
No exemplo deveríamos estudar os dois lados, que são positivos. O da padaria, que através de um concurso, conseguiu uma mídia expontânea e por conseguinte aumentar suas vendas e o valor de seus produtos e deixar seu nome mais forte no mercado de padarias de Belo Horizonte. Também o lado da Bunge. Empresa do seguimento alimentício, que além de reforçar seu nome na cabeça das pessoas (estando na mídia), abre mais seu mercado no meio em que seu concurso foi inserido, no caso padarias, pois os participantes, seu público alvo, teram em seu dia-a-dia o nome Bunge. Penso que este seja realmente o foco do concurso.
Com certeza esse prêmio ajudou muito a melhorar a imagem da Padaria Pádua, pois um prêmio de nível nacional eleva muito o valor de um lugar. E prêmios são sempre bem vistos pelos consumidores. Gerou muita mídia espontânea, e isso é bom que incentiva outros padeiros a realizarem novos experimentos para participarem dos próximos concursos. Isso é bom tanto para os empresários como já foi dito, como para os consumidores, que se deliciam com as novas criações.
O concurso além de promover marcas, cria uma mídia espontânea sobre o assunto.
Tanto é que após a divulgação do finalista em 2006, em 2007 ocorreram novas adesões tornando o evento ainda mais divulgado.
Assim, com criação de novos pães e com divulgação da mídia o público fica mais interessado e consome mais.
É uma iniciativa muito bacana da Bunge e da Abip a realização deste concurso. A Copa Bunge de Panificação desencadeou uma série de benefícios: mobilizou a categoria, motivou o espírito corporativo e ao mesmo tempo competitivo, provocou a movimentação do mercado no uso de matérias-primas e incentivou os profissionais a abusarem da criatividade. Isto acarretou em alternativas e novidades que possibilitaram a otimização dos lucros das empresas e a padaria em questão é um exemplo fidedigno disso, pois além de tudo,gerou mídia espontânea: um modo persuasivo e eficiente de divulgação da marca a custo zero.
Esta notíca nos dá uma lição de moral que é a seguinte: é de extrema importância que todo profissional - do chão de produção aos dirigentes - estejam antenados nas oportunidades e ameaças produzidas pelo mercado, no intuito de se antecipar e agir estrategicamente.
A participação em concursos ou festivais é sempre uma ótima atividade de marketing. Dessa forma a empresa dá as caras no mercado, concorre com outras empresas e, no caso da Pádua, ela ainda conseguiu o destaque por ter sido premiada. Isso abrirá novas portas e possibilidades de mercado tanto para a padaria quanto para o padeiro criador da receita.
DO jeito que o mineiro gosta.
Parece que o padeiro (tipicamente mineiro) tirou do seu gosto pessoal uma amostragem para um publico e acabou dando certo....
Ele monta as receitas combinando criatividade, gosto e percepcao, assim utilizando elementos conhecidos das mesas dos meineiros.
Esta copa e outros eventos de culinaria de em minas (como o comida de buteco)sao excelentes portas para pratos e combinacoes se tornarem famosos.
Célia disse:A participação em qualquer concurso é muito válida para qualquer negócio, ganha então é bom demais,isso fortalece não só as vendas mas também o relacionamento com os clientes. Isso fortalece o marketing do negócio.
Alem do concurso beneficiar a padaria,pois com certeza deve ter tido um grande aumento nas suas vendas, beneficia tambem as pessoas,pois ficam informados que na padaria existe produtos de qualidade fazendo com que clientes fiquem satisfeitos. Alem disso o que mais influencia nas compras dos consumidores 'e o marketing e hojem em dia os Brasileiros querem estar sempre consumindo coisas de qualidade.
O sucesso está nas mãos dos profissionais criativos.
Não basta ser bom no que faz, tem que ser criativo e ter ousadia.
Se vc fica seguindo receitas de bolo, vc pode adequar a sua empresa muito bem no mercado, mas não vai alcançar um sucesso de destaque como esse padeiro. Em suma, trabalhar somente com o que comprovadamente já deu certo pode ser bom, mas um profissional criativo e capaz de sair desses padrões sempre tem mais chances de se abrilhantar como profissional, especialmente na área de marketing.
Postar um comentário