Do site da Universidade Solidária - www.universidadesolidaria.org.br - Clipping - 10/09/2007
Fonte: Maxpress Net - www.maspressnet.com.br
O Projeto Fred é a primeira organização não governamental de Minas Gerais a receber o Selo Carbon Free, concedido pela ONG Iniciativa Verde, voltada para a preservação ambiental. O Carbon Free segue os princípios e procedimentos propostos pelo GHG Protocol, fruto de uma parceria entre empresas, ONGs e governos de todo o mundo. Para receber o selo de neutralização de carbono, o Iniciativa Verde realiza um estudo das emissões de CO2 decorrentes da atividade a ser neutralizada para, a partir daí, realizar o restauro florestal com o número de árvores determinadas pelo estudo. No caso do Projeto Fred, será necessário o plantio de 210 árvores para a neutralização.
Criado há nove anos, o Projeto Fred sempre teve a preocupação com o meio ambiente. Prova é a utilização, nas oficinas do tapete trama sem nó para presidiários e comunidades carentes, de materiais reciclados que integram o chamado 'lixo' das indústrias têxteis. Na trajetória do Projeto, que atende cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e penitenciárias de todo o Estado, mais de 9.500 famílias já passaram pelas oficinas.
'Nossa preocupação é colaborar para a preservação da qualidade do ar, da água e da proteção à biodiversidade. Acreditamos que iniciativas como esta contribuem para amenizar os impactos ambientais, combatendo o aquecimento global, de uma forma consciente. É devolver à natureza, o que retiramos dela', observa a idealizadora do Projeto Fred, Andréa Ambrósio.
O coordenador do Iniciativa Verde, David Dieguez, explica que a iniciativa de neutralização de carbono existe em vários países do mundo. 'Centenas de empresas hoje possuem o selo Carbon Free, além de inúmeros eventos que se preocuparam em compensar suas emissões de CO2. Hoje, o tema de neutralização está no board de todas as 500 maiores empresas do País', afirma.
O coordenador do Iniciativa Verde observa que para calcular e publicar as emissões de CO2 de seus parceiros da maneira mais fiel, real e justa possível, a ONG adota os princípios de relevância, integralidade, consistência, transparência e precisão. 'Para aplicar estes princípios da melhor maneira possível, os especialistas da ONG buscam o constante aperfeiçoamento de procedimentos através de consultas a publicações respeitadas e aprovadas pela comunidade científica internacional', diz.
Prezados, o que esse exemplo tem com marketing de relacionamento? O que tem a ver com sua empresa e sua carreira?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
26 comentários:
Os problemas de responsabilidade ambiental nunca estiveram tão em alta como nos últimos tempos. Por isso, atualmente muitos consumidores ao buscarem um produto ou serviço estão analisando se a empresa que o oferece esta adequada ou se adequando de alguma forma a esta nova realidade de preservação e sustentabilidade. E se a empresa estiver dentro deste novo padrão ela poderá criar um vinculo maior com os consumidores que também são adeptos a essa nova realidade.
Essa mudança impacta em todas as profissões, pois os profissionais que não passarem a pensar e agir desta nova forma ecologicamente correta não estarão inseridos nesta tendência de mercado, que além de tudo abre novas e diferentes áreas de emprego.
O aquecimento global e suas conseqüências é o que está em foco. Hoje, todas as grandes e pequenas empresas começam a enxergar que para um futuro é necessário um presente e, logo, replantar afim de neutralizar a emissão de co².
No marketing, isso se aplica muito ao marketing de relacionamento. A responsabilidade social reflete fortemente na forma como clientes vêm uma empresa e cada vez mais isso é o mínimo que se pode esperar delas.
Esta notícia é a confirmação de que responsabilidade ecológica deixou de ser um modismo para ser uma tendência definitiva. Mais que isso: esta consciência empresarial passa da fase de ser um diferencial agregado a imagem institucional para ser uma característica fundamental para se manter competitivo no mercado. A adesão dos bancos Real e Banco do Brasil pelo papel reciclado na produção dos cheques e boletos bancários é um exemplo deste novo posicionamento.
O Carbon Free é um selo que oficializa esta questão. Os consumidores conscientes do seu papel para a conservação dos recursos naturais e manutenção da vida já esboçam uma preferência por produtos biodegradáveis e produzidos a partir de matéria prima reciclada. Um exemplo disso são os acessórios feitos de pneu e lona reutilizada da marca Góoc.
o Carbon do título é com "n" e não com "m".
Muito mais do que apenas responsabilidade ambiental, as organizações hoje, sejam elas do primeiro, segundo ou terceiro setor como é o caso desse artigo, estão cada vez mais atentas às práticas sustentáveis.
A sustentabilidade passou a ser incorporada no planejamento estratégico daquelas organizações que querem sobreviver no contexto atual e futuro, o qual requer que a sustentabilidade seja aplicada em suas práticas econômicas, ambientais e sociais.
O caso da ONG Projeto Verde, é uma excelente iniciativa para as demais organizações, ainda mais tratando-se da emissão de carbono, fenômeno já comprovado e que vem provocando danos irreparáveis ao planeta.
Como profissionais de marketing, podemos perceber em alguns casos a sustentabilidade como uma simples jogada institucional, porém, cabe a nós, incorporar esse valor e torná-lo algo que além de diminuir os impactos sociais, ambientais e econômicos, seja também uma estratégia rentável para as empresas. Um exemplo recente é a General Eletric (GE),a qual incorporou a sustentabilidade na criação de linhas de produtos e hoje estes já representam 10% das vendas globais, movimentando 14 bilhões de reais em 2007.
O consumidor também já percebeu a importância do seu papel neste cenário e busca por produtos e serviços que têm essa preocupação.
Quem nos dera se todas as mineradoras e siderúrgicas ao nosso redor optassem pelo mesmo!
bruno_silva
Bom marketing empresarial. O selo Carbon Free é mais uma ferramenta para as empresas utilizarem para o bom marketing e para fortalecer a imagem institucional.
È muito bom saber que empresas, organizações se preocupa com o futuro do nosso planeta. E com o Carbon Free as empresas plantam arvores para neutralizarem o emissão de CO2. “o selo ambiental é como o ISO um certificado de qualidade”.
Em breve teremos um projeto experimental com mais detalhes.. Quer certificar sua empresa? Procure-nos!
O mkt de relacionamento preocupa com o que o consumidor quer, como ele age e pensa. E como a responsabilidade social, hoje é um fator de grande importancia para todos, nada melhor do que fazer com que a empresa faça parte destas causas. Isso trará mais credibilidade a marca e agregará mais valor aos seus produtos, que supostamente, passa uma preocupação com a a saúde do planeta.
A sustentabilidade é uma prática buscada por grande parte das empresas em todo o mundo, porque não adianta pensar só no presente, todos conhecemos a real situação do Planeta e sabemos como podemos tentar melhorar isso. Empresa nenhuma vai querer ser vista como uma organização que não se importa com o ambiente, isso prejudicará seu mkt de relacionamento. Qual a relação? Hoje a busca por produtos "ambientalmente corretos" está enorme, há quem troque produtos incorretos pelos corretos (na verdade, não deveria era haver quem não troque). Uma empresa que não importar com isso vai perder clientes sim. Isso tem a ver com a minha empresa e com todas as empresas, porque não só estas, mas todas as pessoas deveriam se importar com isso. Talvez se todo mundo, pessoas físicas e jurídicas, começassem a se importar pelo menos um pouquinho com isso, nós teremos um mundo melhor e podemos guardar um pouquinho dele para as próximas gerações! =)
O selo Carbon Free é muito pouco conhecido no pais. É algo muito novo mas assim mesmo está funcionando muito bem em outros países. Espero que aqui também.
Toda empresa tem responsabilidades sociais. Sem excessões. É o mínimo que se pode fazer. Logo, adquirir um selo como esse é mostrar à sociedade que a minha empresa faz a parte dela. Isso é marketing de relacionamento.
DIANE RUAS - O Carbon Free hoje é mais que uma certificação de neutralização de
CO². Essa certificação busca no fundo mostrar a sociedade que tal empresa se preocupa com os dados causados a natureza, que contribui eficazmente com a resposabilidade social e que pensa na imagem da empresa perante o mercado.
Isso tudo gera um relacionamento de marketing com os funcionarios, com os clientes e com o mercado em geral.
Apostar na preservação do meio ambiente é uma ótima forma de ser bem visto por todos do processo de distribuição, venda e compra.
As empresas estão cada vez mais preocupadas em adotar políticas de preservação do meio ambiente, já que a população, cada vez mais, está preocupada em consumir produtos ecologicamente corretos e que as empresas, também, mostrem essa preocupação. Empresas de todo o segmento estão adotando o selo “Carbom Free”, isso tem acontecido com muita freqüência. Eles têm preocupado em adaptar a sua imagem diante ao consumidor, fazendo campanhas de ações de proteção ao meio ambiente a adoção de selos ambientais. No caso da ONG Projeto Fred, mostra que qualquer tipo de empresa deve acompanhar essa tendência, pois essa preocupação com o meio ambiente é dever de todos e para manter um marketing de relacionamento mais forte da empresa com seus clientes, é uma ótima oportunidade.
VANESSA MONTEIRO
Luiz Felipe Nascif...disse...O tal termo responsabilidade social virou mais do que moda entre as empresas. Hoje a preocupação com o meio ambiente se tornou parte fundamental nas relações de marketing que as empresas pregam para manterem a sua boa imagem. Estas empresas garantem seu presente e futuro, pensando nas conseqüências de suas ações, por tanto logo procuram se adequar à realidade de cada dia. O Carbon Free é um selo que oficializa a colaboração responsável de cada empresa, servindo principalmente para as mesmas se orgulharem e encherem a boca pra falarem que fazem a sua parte, pois é cobrado a elas.
Célia disse: A precupação com a preservação do meio ambiente é uma tendência mundial, a empresa que se preocupa com o meio ambiente fortalece o MKT de relacionamento e adquire maior sustentabilidade.
A preocupação com meio ambiente pode ser o diferencial de uma empresa para um relacionamento com o consumidor. O marketing de relacionamento ajudará a manter relações sólidas e duradouras podendo ser uma forma de manter á fidelidade do cliente.
No caso, da ONG ela já esta um passo a frente mostrando sua preocupação com a natureza. Ate mesmo o consumidor, já procura produtos de empresas que tem esse interesse de ajudar o meio ambiente. A conscientização de ajudar a natureza tem que surgir de ambas partes, para assim trazer um beneficio próprio para a vida.
Fabiana Santos
Carolina Linhares
Responsabilidade social e sustentabilidade, são temas cada vez mais presentes nas agendas das organizações. E além das agendas, passaram a ser assuntos de extrema importância no planejamento estratégico e de comunicação, e claro, no plano de marketing. A sociedade não quer vez mais discurso, quer ver ações, e os prêmios, como o citado no artigo, são demonstrações publicas de que as ações estão em funcionamento. Entramos então no contexto do marketing de relacionamento.
Para muitos consumidores, saber da transparência nas práticas socioeconômicas e ambientais da empresa tem peso relevante. Portanto, cabe as organizações entenderem o recado que para se manter no mercado com uma imagem positiva, é preciso investir nas práticas de sustentabilidade, e utilizar disso para fidelizar seus clientes e também conquistar novos.
Vejo na minha empresa tal preocupação em mudar a visão com relação ao ambiente, e também implantar em todas as camadas da organização tal mudança, embora a tarefa não seja fácil. Com relação à minha carreira, e dos demais profissionais da área de marketing, vejo que todos nós precisamos estar antenados com essa nova tendência, e entender a importância das atitudes em relação à sociedade e ao meio ambiente realizadas pela empresa, e quão importante tais atitudes se tornam para sua imagem e como podem ser utilizadas de maneira positiva para o marketing de relacionamento.
A empresa que não estiver focada em seu entorno social corre sério risco de ficar a margem do mercado. Criar um modelo particular de "responsabilidade social e ambiental" demanda investimentos não só de ordem financeira mas muito mais de mudança de atitude, de cidadânia, de comprometimento com a modernidade ou seja, estar sintonizado com a globalização mundial. A maioria das empresas não querem mais estar atreladas a parceiros que não estejam envolvidos com estas questões. Receber o Selo Carbon Free atualmente tem a mesma ou mais importância do que um Selo ISO. A empresa a qual eu represento(brindes corporativos) vem promovendo mesmo que timidamente algumas mudanças neste sentido. Para continuar atendendo às grandes empresas que já possuem esse comprometimento, ela já conta em seu catálogo com objetos biodegradáveis. Isso,com certeza fará grande diferença na fidelização de seus clientes.
Infelizmente conseguir o selo Carbom Free já deixou de ser algo realmente voltado para a sustentabilidade e tornou-se mais um caminho para as empresas pousarem de "boas moças" para seus estúpidos clientes. Mais infelizmete ainda é que todos nós já caimos nessa armadilha estratégica e muitos ainda seguem pelo mesmo caminho.
Pensando pelo lado das empresas e não de consumidor, isso se torna mais uma ferramenta da empresa se aproximar de seu consumidor final, ou público-alvo, e construir um relacionamento ainda mais duradouro e aproximá-lo da empresa. Assim o consumidor se acha parte da empresa e a empresa lucra mais com toda essa jogada.
O mundo está cada vez mais com o verde em pensamento.
Pode ser ilusão de alguns mas que é fato que os consumidores verdes (nao sao marcianos) se tornaram um grande numero de consumidores e representam hoje uma excelente fatia nas tortas do mercado.
Os fins nao justificando os meios, talvez realmente as empresas precisavam sentir no financeiro para mudar, evoluir e buscar essa interação - mesmo quemuitas vezes apenas ficticia - com a natureza, já que empresa tem nariz nem pulmao.
A realidade é, responsabilidade ambiental está cada vez mais ligado as exigências do consumidor e do mercado, portanto as empresas tem se preocupado em manter a sua imagem. E por isso esse tipo de projeto tem chamado muito a atenção das empresas,a sustentabilidade deve está no presente e futuro e a tendência é que as empresas procurem se importar mais com o ambiente, uma vez que, como ja dito essa vai ser uma das exigências do consumidor.Quanto ao marketing, essa é a hora de acrescentarmos em nosso trabalho do dia a dia com empresas e instituições um ponto que vale a pena, o conhecido útil ao agradável, fazer marketing de relacionamento buscando conquistar a fidelidade do cliente com uma causa tão nobre.As empresas investem em projetos deste tipo o consumidor gosta e no final sai todo mundo ganhando.
Acredito que enquanto houver lucro para as empresas haverá investimento na sustentabilidade. É muito bonito para a imagem das empresas mostrar que elas se preocupam com as futuras gerações, com a escassez de materia prima, com a degradação do meio ambiente porem vale lembrar que elas nao estariam fazendo isso se não significasse para elas um retorno financeiro. Porém, quando se tem duas empresas iguais, uma com açoes sustentaveis e a outra não, a que possui ja apresenta uma vantagem competitiva, portanto vale a pena investir em um marketing de responsabilidade ambiental.
Não só como estratégia de marketing das empresas, mas também para se adequarem as tendências e necessidades futuras as empresas estão adotando praticas de sustentabilidade pensando na frente.
Hoje os consumidores estão exigentes e cobram das empresas o papel que elas devem exercer na sociedade, e dão preferência para as empresas que "pensam mais" no meio-ambiente.
Como o prórpio texto nos mostra, "hoje, o tema de neutralização está no board de todas as 500 maiores empresas do País". Não dá mais pra ignorar esse aspeco, principalmente nós, futuros publicitários. A preocupação com a conservação do planeta já está deixando de ser luxo para ser atividade essencial dentro de uma empresa ou organização.
ADÉLIA PAIXÃO
O Marketing Direto é uma importante ferramenta utilizada para que a empresa se comunique com o mercado, seja para venda direta ao consumidor, seja para estímulos às vendas através dos canais tradicionais, ou como um canal alternativo.
Hoje em dia ele é utilizado por muitas empresas para construir um relacionamento duradouro com o cliente. Elas enviam cartões de aniversário, informações importantes e pequenos brindes para clientes selecionados. Por isso, o Marketing Direto vem se tornando um caminho preferencial das empresas para se chegar até o consumidor.
Os problemas de responsabilidade ambiental e a preocupação com o ambiente, nunca estiveram tão em alta como nos ultimos tempos. Os consumidores cada vez mais exigentes procuram produtos que não danifiquem o meio-ambiente. Se as empresas seguirem esse padrão de responsabilidade ambiental, com certeza conquistarão muito mais clientes do que as empresas que não preocupam com esse problema.
E com certeza um selo como esse, o Carbom Free, agrega muito valor nas empresas, e já é melhor vista pelos consumidores.
Cuidar do meio-ambiente não é mais que a obrigação de todos, porém nos dias de hoje como é dificil as pessoas preocuparem, a responsabilidade ambiental torna-se um diferencial.
Como a responsabilidade ambiental 'e um termo muito falado hoje em dia 'e importante que as empresas se enquadrem nesse fator, pois podem estar ate mesmo ajudando no crescimento do seu proprio produto e servi'o.
Esse selo Carbon Free traz a tona uma questão que diversas vezes citei durante o semestre, sobre a ajuda à uma ONG e a utilização do papel reciclado fazer uma boa imagem da empresa.
Esse selo demonstra a preocupação dessa ONG com o meio ambiente, trazendo confiabilidade para ela, e reflexos para outras ONGs mineiras também.
As pessoas enxergam essas atitudes muito positivamente nos dias de hoje. Utilizar essa preocupação como uma estratégia de marketing de relacionamento é essencial para os marketeiros de hoje, não importando qual empresa ele trabalha.
Postar um comentário