domingo, 8 de março de 2009

Nossa alma na internet

Por Peter Moon - Revista Época - Ed. 563 - 02/03/2009
foto: divulgação

Desde a eleição de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos, pouca gente terá a ingenuidade de duvidar do poder da internet para prever e influenciar o comportamento das pessoas. Muito cedo em sua campanha, a equipe de Obama adotou a estratégia do “Triplo O” – a Operação On-line de Obama – para cativar partidários, arrecadar fundos e comunicar-se com seus eleitores da forma mais rápida, mais eficiente e mais barata de todos os tempos. Obama inaugurou, na esfera política, o campo da inteligência on-line, uma ferramenta de análise que já vinha sendo usada pelas empresas para detectar mercados, tendências e oportunidades de negócios.

A essência dessa ferramenta é encontrar padrões de comportamento das pessoas, por meio dos rastros que elas deixam ao navegar pela internet. É possível verificar que a crise econômica atual fez crescer a preocupação com o emprego e as dívidas. Óbvio, certo? Menos óbvio é descobrir que aumentou o interesse por jogos on-line e sites de celebridades. Ainda menos óbvio é notar que a procura por termos religiosos em sites de busca mais que dobrou desde 2007, revertendo uma tendência de queda de dois anos.

“Às vezes, as buscas que fazemos na internet revelam nossas fraquezas e fragilidades”, afirma o americano Bill Tancer, gerente-geral da Hitwise, uma consultoria de São Francisco especializada em pesquisas on-line. Diariamente, sua equipe analisa os termos usados por 10 milhões de americanos em sites de busca, para detectar padrões de comportamento. Com base em sua experiência, Tancer escreveu Click – O que milhões de pessoas estão fazendo on-line e por que isso é importante (Editora Globo, tradução de Renato Marques de Oliveira, 272 páginas, R$ 36).

A internet facilita a análise comportamental porque nossas ações, ali, são instantâneas. Tome-se o caso do Big brother. Quem ganha a competição é o concorrente mais querido pelo público (que vota no vencedor). É possível antecipar a votação acompanhando o interesse das pessoas por candidato. Tancer fez isso em 2006 – e errou. Ele contou o número de buscas pelos três finalistas do BB americano e concluiu que a mais acessada na rede iria vencer. Intrigado com seu erro, voltou aos dados e percebeu que a candidata mais popular na internet era acessada majoritariamente por homens jovens. E, do site de buscas, eles escolhiam os links que mostravam fotos sensuais da candidata. Portanto, não estavam interessados em sua vitória, apenas em suas curvas. A partir desse episódio, Tancer aprendeu a refinar suas pesquisas.

Ele percebeu, por exemplo, que o pico das receitas para entrar em forma, perder peso ou abandonar o cigarro é na primeira semana de janeiro, um momento de reflexão e resoluções de Ano-Novo. Mas elas duram pouco. Já na segunda semana do mês, o volume de buscas por termos como “dieta” e “ginástica” começa a cair, acompanhando a perda da força de vontade dos usuários em cumprir as decisões de início de ano. Com base nas buscas pelos antidepressivos mais comuns, Tancer afirma que a semana mais depressiva do ano ocorre perto do Dia de Ação de Graças, em novembro. Esse também é o dia em que as pessoas menos acessam sites pornográficos – provavelmente porque a casa está lotada de parentes. Tancer concluiu, também, que na sexta-feira o tráfego nos sites de sexo cresce em média 6%.

Há aplicações diretas desse tipo de análise para o marketing das empresas. Tancer descobriu que elas gastam dinheiro em propaganda na hora errada. Um exemplo é o tradicional baile de formatura do nível médio do colégio nos Estados Unidos. Como o baile acontece em maio, as lojas de vestidos de formatura concentram sua publicidade nos meses de março e abril. Tancer notou que esse não é o calendário de compras das meninas mais ricas. O mês de maior procura por vestidos para o baile na internet é janeiro, dois meses antes das apostas dos lojistas.

A internet tem outra vantagem para os perscrutadores da alma. Por ser um meio de informações anônimo, as pessoas não se sentem julgadas. É mais fácil para elas buscarem algo íntimo e difícil de confessar na rede, mais até que perguntar a amigos. Isso fica claro pela comparação de duas pesquisas sobre os maiores medos dos americanos. Na pesquisa tradicional, feita por entrevistadores ao telefone, há apenas um medo social entre os nove primeiros: o medo de falar em público. Na análise das buscas de internautas, há quatro: medo de intimidade, de rejeição, de pessoas e do sucesso. Esse resultado está mais de acordo com estudos que mostram que quase 7% da população americana sofre algum tipo de distúrbio de ansiedade.

“Se é verdade que estamos usando a internet como substituta do divã ou das perguntas a amigos, isso nos leva a outra questão”, diz Tancer. “Será que essa tecnologia, que demonstra tanto potencial para nos aproximar de outras pessoas, não estaria na verdade nos isolando?”

Prezados, gostaria que vocês comentassem esse artigo baseado no que estamos discutindo em sala de aula, em especial o DataBase Marketing e CRM.

22 comentários:

Unknown disse...

Muito bom ver o que o rastro de pessoas pode fazer. Quem sabe o que a pessoa realmente se interessa quando ela está sozinha? Mas os dados deste tipo de pesquisa são muito vagos pois como saber o perfil de quem entrou?
Mesmo sem tanta profundidade é bom saber como é a atitude das pessoas para saber como e quando agir.

Anônimo disse...

Fascinante!
A internet e suas possibilidades nos surpreendem todo dia. É a ferramenta do século sem dúvidas. O que podemos aprender com esse artigo, é que o usuário, no caso da matéria o consumidor, nem sempre é o que parece. Quando questionado de maneira em que o anonimato o esconde, algumas verdadeiras motivações se revelam. Nem sempre sua necessidade é aberta. Muitas vezes por medo ou receio de se expor. Não só isso, mas tambem costumes que nao aparecem sem uma pesquisa aprofundada, como no caso da data da compra dos vestidos para bailes nos EUA.
Questoes como essa sao de suma importancia para a agencia e a empresa. Da pra imaginar quantas campanhas poderiam ter sido otimizadas se fossem corretamente aplicadas no periodo exato!?

Anônimo disse...

Adorei a reportagem e coincidente mente eu estava no blog do nosso antigo professor de Novas Midias Carlos D'Andrea e li um post que fala sobre uma persquisa feita aqui no brasil em 2005 sobre os uso da internet em casa. O estudo pesquisou mais de 9.000 domicilios entrevistando individuos a partir dos 10 anos.Foi detectado que a internet está presente em 16,6% dos lares brasileiros.Relativamente pouco, pois o alto custo dos pcs ainda é o maior dificultador para elevação desses dados.Ví em um tele jornal de relance também a informação que o Brasil esta no topo da lista dos paises mais conectados a rede(me corrija se eu estiver errada).Outra reportagem que me chamou atenção foi de uma mulher que foi demtida da sua empresa após seu chefe ver que ela falava mau do seu emprego em seu blog.Portanto é notável que essa ferramenta vem ganhando mais espaço e novas utilidades. Não é atoa que quando vão investigar algo,um crime por exemplo,sejam apreendidas as maquinas dos suspeitos.Nossos computadores contem informações que nos mapeiam. Usar esse meio como forma de campanha foi brilhante e de baixo custo,o que eleva ainda mais esse tipo de ação.Voltando para nossas aulas de CRM, me chamou a atenção a parte em que o pesquisador errou quem seria o vencedor do BBB. Já dizia nosso caro professor Claudio: Torture os dados até que eles confessem.O pesquisador tinha os dados,porém não os analisou como deveria.A internet como meio de ação junto com as novas miías,ainda vão ganhar muito mais espaço, pois as empresas estão cada vez mais segmentando seu puplico alvo,e qualquer possibilidade de diferencia-los dos demais a partir de suas preferencias é fator chave para o sucesso de qualqer campanha.

Anônimo disse...

Muito interessante essa matéria, realmente dependendo do tema pode-se utilizar essa nova técnica no planejamento de campanhas o que aumenta a chance de sucesso.
Por outro lado existe o quesito da privacidade onde pessoas podem se sentir como tendo suas vidas invadidas por outras pessoas ja que com esta técnica pode-se praticamente mapear o perfil do usuário, principalmente quando estão sozinhos e os mesmos acreditam estar seguros quanto a sua privacidade.
A partir do momento que o usuário autoriza a pesquisa, ela se torna realmente uma ótima ferramenta para traçar o perfil comportamental de uma comunidade, cidade ou em grandes proporções ate mesmo de uma nação, o que pode ser usado como uma ótima fonte de informação em inumeros projetos.

THIAGO BARRETO

Anônimo disse...

Adorei essa reportagem e uma vez um professor já tinha nos ensinado a ver isso através do Google, claro que não é consiste igual a de Tancer, mas nos deu uma noção do que a sociedade está buscando.
Acredito que essa forma de pesquisa que Tancer utiliza é muito importante para várias empresas, são dados simples que foram analisados por procura na internet, mas que podem ajudar muito na hora de pensar em escolher um meio e o produto certo para divulgar na hora certa, pois a empresa com essa pesquisa pode mudar sua estratégia de acordo com as informações que os usuários fornecerem com os acessos na procura pela internet. Se cada empresa começasse a utilizar essa fonte de pesquisa para entender seu público agiram de forma eficaz.

Anônimo disse...

Muito boa a reportagem... mostra que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a questão do CRM. E a Internet pode ajudar e muito nesse aspecto, muitas vezes garante rapidez, flexibilidade, fidelização e ate atrai clientes potenciais. A Internet funciona como um novo canal, imensamente mais barato. Por exemplo, no atendimento ao cliente, sabe-se que um percentual expressivo das questões são similares, de forma que é possível montar perguntas e respostas padronizadas, questões mais freqüentes, que atendam uma parcela expressiva das dúvidas. As outras questões podem ser respondidas através de e-mail,fóruns, chat’s etc. Atendimento on-line através do próprio computador, ou telefone. Outra vantagem da Internet é a amplificação do efeito boca-a-boca. Ela também facilita a vida, tanto do cliente quanto da empresa. Claro que tem a questão de “como saber usar” ne!

Rodrigo R.® disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo R.® disse...

Quanto ao data base, muito foda! Porra! O cara achou que a concorrente do bb americano so porque era voluptuosa e os marmanjos buscavam suas fotos sensuais, ia ganhar - como exemplo temos a maira do bb brasil ATENÇÃO so clique no link a seguir depois de ler o fim da matéria, conteudo adulto ,LINK REMOVIDO MAIS EU VOU DAR UMA PISTA, SE VOCÊ USA O tinyurl ADICIONE "bzg4j" (MAIS UM NUMERO QUE VOCÊ CONSEGUE RESOLVENDO ESTA OPERAÇÃO [(20/2) +2] /2= "x" , ou seja, tudo que foi discutido em aula, o cara tem a informação, mais a informação por si so não diz "porra nenhuma", ela tem que ser trabalha e entendida.

Quanto ao CRM usando estes dados de data base, po o obama mesmo sacou isso, na materia tem falando sobre o aumento do uso dos games, o cara colocou um outdoor numa pista virtual do jogo "need for speed", e não é so isso, o lançe da religião, outro dia eu vi um orkut evangelico com um nome mo promocional, não me lembro ao certo mais era algo como "amor em cristo". show de bola, agora aqui, eu me pergunto uma coisa, e o preço destas informações? como eu "empresa" compro isso, e de quem? tem esse tipo de estudo voltado a um mercado especifico por exemplo o brasileiro, ou mineiro?

ps: ATENÇÃO não cliquem no link se você é cardiaca, esta no trabalho, do lado dos familiares, ou se você é pura e boa de coração. mais se você for assim, clica no link e clica em "CANCELAR" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

A internet dá oportunidades que o jornal ou a TV não nos dão. É uma ferramenta totalmente dinâmica que nos proporciona saber dos principais acontecimentos em tempo real. Isso faz com que as pessoas passem mais tempo nos computadores do que com sua família. Ao mesmo tempo em que ela é benéfica para o nosso conhecimento, é maléfica porque acaba desaproximando as pessoas uma das outras. Cabe a nós separar o bom do ruim e absorver apenas aquilo que nos ajudará de alguma forma. A internet é super necessária para o nosso dia-a-dia e as pessoas também são.

Anônimo disse...

Isso só nos mostra que cada vez mais a internet passa a ser fundamental para que possamos conhecer nossos consumidores, e mais, conhecer suas necessidades e desejos, para que possamos atendê-los da melhor maneira possível. A internet é um data base gigantesco, onde podemos nos apropriar de várias maneiras diferentes para conseguirmos as informações que desejarmos.
E o melhor, como a reportagem mesmo diz, as pessoas se sentem mais a vontade para falar na internet, do que em outros meios. Então, é a chance que as empresas tem de entender melhor o que os clientes querem de seus produtos. Quem tiver um atendimento eficiente pela internet, terá mais facilidade de extrair a verdade e a sensibilidade das pessoas com menor trabalho.
Realmente nossa alma está na internet. E acredito que a proporção de pessoas que vão se unir e utilizar da internet para se aproximar de outras pessoas é muito maior que as que vão se isolar do mundo. Basta pensar que agora eu posso me expor sem me identificar. A internet me dá a liberdade de falar o que quiser sem me preocupar com a indiscrição de se falar pelo telefone, ou pessoalmente.
A internet vai ditar as tendências de todos os mercados, então é bom estar ligado ao que se diz sobre sua empresa e produtos dentro dela, e principalmente saber utilizar as informações que ela disponibiliza para você o tempo todo.
Muito boa a reportagem.

Postado por Roberto Benelli Dorna.

Anônimo disse...

O mais importante é que as informações disponíveis na internet podem ser recolhidas e estão disponíveis 24 horas por dia e não exigem custos financeiros.
Estas informações devem ser bem analisadas pois sendo a internet uma grande fonte de informações, devemos ter cuidado pois grande parte delas podem não ser confiáveis, pois não passam por nenhum processo de verificação.

Anônimo disse...

Legal a comparação que o texto fez,falando que as pessoas podem estar trocando o divã e as conversas com os amigos,para buscar respostas e compartilhar medos,ansiedades,acessando informaçãoes na internet!Isso é muito importante para analisar a real preferência das pessoas,e podendo ter acesso a esses dados,nós comunicadores poderemos acertar em cheio na hora de criar.
Em relação ao CRM,não adianta apenas ter dados,precisamos conseguir informações válidas sobre os clientes,como suas preferências,expectativas;lembrando sempre que nenhum atendimento e nenhuma expectativa são iguais,vão se diferenciando de acordo com cada consumidor,por isso temos que ultilzar de todas as ferramentas para conseguir chegar cada vez mais perto de nossos clientes,criando estratégias e podendo avaliar o perfil de cada um!

Erico Porto disse...

Vocês já imaginaram ate onde essa pesquisa pode chegar? Se de alguma forma não tira a privacidade dos clientes? Lembro que há uns 3 anos atrás quando comecei a navegar no orkut percebi que pessoas encontravam outras através de comunidades como "Adidas" nesta comunidade com certeza segmentar bem o perfil de clientes da Marca. Assim os clientes vão começar a comprar marca e não produto e a pesquisa avançada citada no texto não relatam somente produto relata também costumes, por isso temo a privacidade.
Como publicitário interesso pela pesquisa, mas como navegante acho que invade a privacidade.

Anônimo disse...

muito interessante saber alguma coisa sobre os consumidores atraves do rastro que elas deixam apos acessar um site. Mas creio que nao é um dado muito confiante, ja que o Tancer errou ao achar que a BB mais acessada pela internet ganharia, precisava ir mais alem. Buscar dados atraves da internet, nao dá para traçar o perfil exato de um consumidor, ja que é preciso para identifica-lo e diferencia-lo. Contudo, a internet é uma boa ferramenta, e que anda se aperfeiçoando cada vez mais.

Anônimo disse...

A Internet é o principal local onde as pessoas realmente se mostram. Sempre se falou que para realmente se conhecer uma pessoa, era preciso se casar com ela. Bem, a Internet é o cônjuge do século. Como é impressionante a forma como as pessoas são sinceras e buscam informação na Internet, sem medo de serem julgadas.
E é nessa liberdade que os usuários tem que as empresas podem tirar lucro. Na Internet o contato com o público é direto, objetivo e pessoal. Para um candidato falar diretamente com seus eleitores pela Internet, ele estará economizando tempo e dinheiro, alem de atingir realmente aquele que está interessado em ouvi-lo ou simplesmente aparecer.
Nada como conhecer seus consumidores. Mesmo que eles só se revelem na Internet.
Artur Andrade Gomes Moura

Ana Cecília Designer disse...

É interessante poder ver o que as pessoas estão fazendo, como estão fazendo e quando estão fazendo, mas ao mesmo tempo é perigoso, pois vocÊ está entrando no íntimo da pessoa e muitas das vezes descobrimos coisas assustadoras.

As empresas estão cada vez mais preocupadas em adotar meios para descobrir o que o seu público potencial se preocupa em fazer para satisfazê-lo de alguma forma.

Anônimo disse...

A internet abre um leque de infinitas possibilidades de informações. O fato de se pesquisar acessos, e quantificar os dados, é uma muito bom! O mais importante é como utilizar a informação no marketing,o profissional que faz análise tem que buscar alcançar um objetivo com ela, do contrário, as possibilidades e os resultados poderá ser inúmeros! Mas o avanço tecnologico nos ajuda em muito, no sentido de descoberta de quem é meu consumidor, como me relacionar com ele. Por exemplo, um cliente efetua uma compra em uma loja, e deixa seu e-mail no cadastro, poderei me relacionar com ele através disso. Na busca de comunidades sobre determinada marca, posso estudar o perfil daqueles que admiram minha marca. E quanto mais conheço meu consumidor, melhor consigo me relacionar com ele. Outro exemplo, é quando se faz compra virtual de determinado produto, ao chegar novidades naquele segmento, somos comunicados, através do ultimo registro que deixamos. E o bom de tudo isso, é a sinceridade das pessoas em sua busca, elas simplesmente tiram toda máscara na internet na hora de pesquisar, ou consumir. Afinal, não será julgada.

Nicole disse...

Muito boa a reportagem!! Excelente oportunidade para todos os publicitários e marketeiros! Um revolução para o Data Base e as futuras ações de CRM. A internet, como já era previsível, possui hoje, não só um enorme poder de persuasão e democratização da informação, como também está se tornando a maior e mais confiável fonte de informação a cerca dos nossos clientes. Ainda mais que os internautas não camuflam seus interesses pessoais e profissionais como o fazem, muitas vezes, em entrevistas de grupo ou em questionários quantitativos. Estou muito ansiosa em poder trabalhar com este tipo de pesquisa e planejar as ações de comunicação com base nesses novos dados.

Nicole disse...

Já existem empresas de pesquisa em Minas que fornecem esses tipos de dados?

Tiago Alves disse...

A busca de informações na internet abriu a visualização no campo de pesquisas do comportamento das pessoas. Esta busca de informações faz diferença, podendo detectar a conduta ou a influência que a internet pode impactar. Na campanha do Obama, usou-se de uma estratégia inteligente para poder atingir o público das empresas abrindo oportunidades de negócio. É uma tendência que busca o comportamento das pessoas por trás dos “bastidores”, sabemos que a pessoa tem um papel na sociedade no qual não sabendo quais são suas origens. O que quero dizer é que, através de uma navegação na internet acabamos descobrindo o comportamento das pessoas, e não é difícil fazer isso devido a inúmeras interações das pessoas na rede social como sites de relacionamentos, blogs e comunidades direcionadas.
A questão mencionada é qual o interesse no momento das pessoas perante a internet na opinião dos internautas; seriam algo ligado as questões relacionadas no nosso dia a dia, como no momento reality show e uma busca alucinada em saber do corpão daquela participante?A reportagem deixa bem clara a tendência dos usuários, uma combinação perfeita de necessidade e interesse.
A internet pode ser substituta do divã, por meio de comodidade das pessoas ou timidez em expor sua pessoa física, a solução para isso nada é, a internet como ferramenta e utilitário para convenções empresarias e funcionais demonstrando potencial de aproximação das pessoas.

Tiago Alves

Anônimo disse...

A internet, é a grande ferramenta de interação no momento, com portais de relacionamento, blogs, paginas pessoais etc.
Assim sendo, criam-se um leque de opçoes, para se traçar um pouco o perfil do usuario que frequenta a rede, mas mesmo assim, como a internet é uma ferramenta impessoal, ainda sim, essas pesquisas tem pouca profundidade e com isso é dificil saber se é verdade ou mentira os dados alcançados.
Mas mesmo assim é interessante este tipo de forma de pensamento das pessoas.

Marcília Gonçalves. disse...

A reportagem mostra o avanço tecnológico da campanha do Obama, totalmente feita na rede social. Não é apenas uma campanha ganha, podemos também identificar a intimidade da pessoa por meios ligados a sites de relacionamentos. A internet possibilita que as empresas fazem um apanhado básico do perfil do futuro profissional a ser contrato. Em nota, é possível também identificar a autoria que o usuário disponibiliza na internet, podem ser dados irrelevantes no que condiz com o seu perfil e cargo a ser preenchido. Na reportagem também apresenta significância de pequenos empreendedores que geram um pequeno negócio que por vez aumenta sua rotatividade na internet, qualificando como um empresário virtual sem ter desgastes do dia a dia, sua relação pessoal no ambiente de trabalho.