quarta-feira, 22 de abril de 2009

Celulares com GPS: alguém está seguindo você

Por Renata Leal - Revista Época - Ed. 566 - 21/03/2009

É de manhã e você está a caminho do trabalho. Hoje é um dia de sorte, você conseguiu um lugar para sentar no ônibus. Com o sacolejo, os olhos vão fechando e... aumenta o risco de você perder o ponto. Aí você pega o celular, abre um programa e acerta um alarme para tocar 1 quilômetro antes de sua parada. Quando você entra no escritório, seu celular muda automaticamente do toque espalhafatoso para um barulhinho suave, mais condizente com o ambiente de trabalho. Esses dois serviços existem em vários lugares do mundo. E devem chegar logo ao Brasil.

Eles fazem parte de uma onda de programas criados para os celulares com o intuito de facilitar nossa vida (confira os melhores exemplos no quadro). Em comum, esses programas exploram usos alternativos da função de localização por GPS. Eles estão surgindo graças à popularização do GPS nos telefones. A localização por satélite tem se tornado um item de série em aparelhos top de linha, como os smartphones. Só o iPhone 3G vendeu quase 14 milhões de aparelhos em 2008. Nos próximos anos, deverá estar nos modelos mais populares.

A distribuição dos programas que permitem personalizar o celular também deverá melhorar muito. Até o fim do ano, a Nokia, a Microsoft e a RIM (que faz o BlackBerry) vão abrir lojas virtuais de softwares para celulares. Isso incentiva os desenvolvedores de programas a adaptar seus produtos para os sistemas mais populares, como o Symbian (usado pela Nokia), que tem 47% do mercado, e o Windows Mobile.

(confira o restante da matéria antes de comentar: as duas partes, ok?)

Continuando nosso papo recente, comentem o que tudo isso afeta o marketing das empresas e a publicidade em geral.

19 comentários:

Gustavo Gomes disse...

Com a diversidades de novas tecnologias, com certeza a gama de possibilidades irá se multiplicar tambem para nós da publicidade.
Assim como é com todo novo meio.Um exemplo recente, é a implantação da TV digital, um mundo de possibilidades foi aberto, mas só com o tempo e contato elas foram se mostrando.
Como discutido anteriormente em sala de aula, cabe a quem for prover o serviço, ter bom senso de saber até onde é incomodo para o receptor. Uma mensagem enviada de forma e/ou na hora errada, pode muito bem ter efeito contrario, dando a quem recebe a mensagem, por exempo, uma pre-disposição a nao gostar e rejeitar a mensagem, e a empresa que enviou. Por senao saber o modo e hora, a empresa fere o limite de privacidade do cliente, o que pode ser muito prejudicial a sua imagem.
Portanto, é bom sim ter novas possibilidades, mas a atenção deve ser triplicada quanto a esses pontos de interferencia na vida do cliente.

Unknown disse...

Comentários do texto:
O Symbian é um software livre, mais usado e aparentemente o mais adorado por ser livre e ter apoio da Nokia, Motorola, Sony Ericsson e outras.
E essa história de softwares a venda já começou há bastante tempo e hoje tem sites especializados que dispõe pelo software (Windows Mobile, Symbian, Blackberry) vários programas úteis e inúteis, a venda (e muitos grátis tb) enquanto o site da empresa fabricante, principalmente Nokia, disponibiliza grátis.
Em relação a distancia de diferença, não ouvi ninguém, em minhas pesquisas reclamando de 2 metros e sim de 50 metros, isso em celulares da Motorola.
A autora não cita preços, mas a probabilidade de uma pessoa sair com um telefone caro desse na rua e ser roubado é enorme. Bem, que o ladrão mal sabe o que é, e acha que é um tijolo, ou pede instruções de uso. Mas voltando a GPS, a única empresa que oferece GPS grátis é a Motorola (traça rota e tudo, acreditem), todas as outras fabricantes disponibilizam o serviço pelo satélite da operadora e é caro, cerca de 70 reais por mês.

* Fonte: Professor acredite, eu pesquisei muito, por dois meses, para comprar um smartphone, ainda não comprei já que envolve muito mais que pesquisa. Os preços são exorbitantes e os serviços nem tanto efetivos. Eu optei por um modelo Nokia E71, mas ainda fico em dúvida pelo modelo da Motorola, que perde pela péssima bateria e ganha pelo GPS free. Blackberries, nem pensar, por não ter o básico wi-fi; para mim um absurdo já que essa tecnologia cresce já chegando a câmeras fotográficas, onde pode-se passar a foto diretamente para a internet e até postar no seu blog.
Resposta:
Continuando o papo...
Em relação às mudanças que possa ocorrer no marketing das empresas e na publicidade, sendo bem especifico a essa reportagem:
• Identificação e/ou comprovação de novas e/ou velhas tendências: identificar locais, rotas e produtos que as pessoas ou certo público-alvo usam mais. Assim pode-se saber se a pessoa compra mais em um lugar por preço ou por qualquer outro fator que pode ser identificado posteriormente a identificação do fluxo. O marketing pode identificar novos hábitos para desenvolver novos produtos enquanto a publicidade pode identificar novas formas e lugar de divulgar a campanha.
• Identificação do melhor momento de mostrar a campanha para o publico: como o cara do ônibus, ele saberia se ele estava dormindo ou se ele estava ocioso, um ótimo momento para uma campanha que entretenha o cliente potencial.
• Mais informação: bem, esses fatos são mais uma comprovação da confirmação que estamos na era da informação, agora é saber usar. Eu vejo (sou uma vidente) que esse momento é uma transferência da publicidade massificada para a publicidade personalizada, não para cada um e sim para cada nicho. Esse é um formato de identificar os nichos, monitorando as pessoas.
Em minha opinião é uma invasão extrema de privacidade, mas participa quem quer se não, se isole em qualquer lugar e não inscreva seu nome em nada.
Em relação a reportagem a minha opinião é que essa tecnologia toda falada pela autora está longe de funcionar perfeitamente, sempre vai ter um erro de calculo da maquina e do bolso do consumidor, que está bem restrito a faixa de preço e interesse de aparelho.

Nicole disse...

Conseguimos peceber cada vez mais e com mais credibilidade que a tecnologia influencia diretamente não só nas nossas escolhas, mas também no foco das pesquisas de comportamento do consumidor. Isso pode ser percebido através da afirmação de que o importante é o que estamos fazendo e não o que pensamos. Esta frase me pôs a pensar. Através da tecnologia do GPS (agregada às outras), as informações coletadas pelos centros de pesquisa, ou diretamente pelas empresas, se torna muito mais verossímel, eliminando quase por completo as margens de erro e as duplas interpretações (geralmente extraídas em grupos focais). Eu que particularmente dou grande mérito para as pesquisas, no resultado de uma campanha qualquer, acho tudo isso espetacular, extremamente útil e bem vindo ao nosso meio de comunicação. Não vejo a hora de ter contato com estes tipos de pesquisas - devem ser muito interessantes.
É claro que essa tecnologia também levanta outras questões como a privacidade. Entretanto, acredito que se tudo for feito em pleno consenso (entre cliente e empresa), o resultado é positivo. Mas é claro que uma ou outra podem utilizar dados de forma não tão legal, mas o que é um avanço tecnológico e uma mudança de comportamento sem estes entraves? Acho que fazem parte e com o tempo terão que se ajustar às exigências do consumidor, já que hoje a informação e as mídias sociais abertas para todos é capaz de gerar protestos contra tudo e todos. E as grandes empresas não querem seu nome no meio disso tudo.

Erico Porto disse...

Mais uma vez estamos observando que a tecnologia está nos cercando a cada dia mais e nos deixando cada vez mais transparente com os nossos costumes.
Eu vou dar uma sugestão mais fácil para os desbravadores de informações, Eles poderiam sugerir as autoridades responsáveis a colher essas informações de costumes em quando agente for tirar Carteira de Identidade, Motorista ou CPF, as pessoas responderiam questionários como exemplo “você torce para qual time? ; você gosta das praias do sul do pais? ; gosta de roupas sociais ou mais arrojada? e etc...”
É pelo jeito que caminha a humanidade e a tecnologia desta forma não precisaríamos de programas “mágicos” para expor nosso cotidiano ao mundo comercial.

Joselito Otavio disse...

Que estamos caminhando para um futuro hi-tech, isso é fato. O que temos que aprender, é utilizar estas novas tecnologias e tendencias a favor da publicidade. Podemos ver que algumas empresas multinacionais em conjunto com fabricantes de celulares, já sairam na frente e ja estão implementando programas e serviços, que auxiliam o usuario em varios tipos de situaçoes. um bom exemplo é o iphone, que junto com a mastercard, criou um programa que ajuda os clientes do cartão a encontrar os caixas eletrônicos mais próximos do local onde estão. Além disso, informa quais caixas cobram taxa de transação e quais não, se há acesso para cadeiras de rodas, horário de funcionamento e outras informações úteis. Esse programa ainda nao existe no Brasil, mas é uma tendencia que logo chegara por esses lados e desta forma como publicitarios, temos que estar atentos a chegada destas novidades e usar isto a nosso favor. Neste exemplo, podemos trabalhar açoes no PDV, ja que o programa indica lojas que utilizam o cartão de credito.
Se alguem tiver interesse em saber mais sobre alguns programas que o iphone utiliza: http://migre.me/IxZ

DANIEL disse...

Estas tecnologias são uma evolução natural das que já existem.A nova freqüência opera em larga escala no Japão e na Europa há mais de cinco anos.A diferença entre estas tecnologias fica justamente na velocidade de conexão que elas alcançam na troca de dados e acesso à Internet.Um canal de comunicação pode fazer toda a diferença no mercado, pois as informações devem fluir em um ritmo adequado a serem compreendidas da maneira correta. Existem muitos canais de disposição e uma diversidades de novas tecnologias,como tudo evolui é preciso ter uma mudança de comportamento e uma pre-disposição.

Alan Felipe disse...

Isso tudo afeta os padrões metodologico da aplicação do direcionamento de mkt e publicidade, pois a tendência é que tudo esteja cada vez mais interligado(na rede) e observado por alguns órgãos, entidades, empresas e etc, fazendo com que as pessoas exponham cada vez mais suas preferências, seus costumes e seu cotiando, resultando em uma nova abertura de leque de opções de direcionamento publicitário, saindo dos padroes de propaganda de tv,radio,revista,jornal e entrando no envio de propagandas via wireless,e no direcionamento de publico alvo de acordo com o percurso cotidiano de cada pessoa(viabilizado pelo gps)chamando a atenção das mesmas para coisas(epresas, lojas e etc) que estao em seus caminhos.

Tiago Alves disse...

Com o que foi discutido em sala de aula, as novas tendências tecnológicas podem trazer resultados positivos ao Marketing das empresas. Os novos serviços utilizados como busca de captação daquele cliente que deixou de fazer uma compra em um determinado tempo, foi feito a busca no banco de dados da empresa. Este processo indica o período que o cliente fez a compra ou até mesmo deixou de comprar, então é feito o filtro deste cliente para poder induzir o seu retorno no determinado produto ou serviço. A praticidade hoje é bem presente, para a busca e captação dos clientes é enviando uma mensagem ou uma ligação operacional. Mas por um lado não são todos que gostam de receber mensagens muito menos ligações em horários inconvenientes porém os resultados são positivos porque o cliente acaba sendo lembrado de um certo modo.

Anônimo disse...

Era de se esperar que esse tipo de tecnologia se popularizasse, assim como foram os computadores, os celulares, e muitos outros itens tecnológicos que eram utilizados inicialmente por uma pequena parcela das pessoas.
É muito interessante para as empresas, que exista a popularização desse tipo de tecnologia. Por que? Simples. Basta pensar que o celular está o tempo todo em contato com a pessoa que o possui. Pensando assim, uma parceria de empresas com as desenvolvedoras desse tipo de software, pode gerar um novo uso da mídia celular, e mais, um uso mais íntimo com aqueles que utilizam os softwares.
A tendência é que cada vez mais seja possível de se invadir a privacidade das pessoas, e como discutimos em sala de aula, se usada de maneira adequada, essas tecnologias que até então não são exploradas de maneira adequada, serão de grande utilidade para qualquer empresa.

Postado por Roberto Benelli Dorna.

Ana Cecília Designer disse...

Isso á era fato. Estamos caminhando para um futuro onde a cada dia a tecnologia está tomando cnta das coisas e até mesmo já estamos sendo influenciaveis por ela. Mas não só nas nossas atitudes apenas como pessoas, mas sim como profissionais, porém é necessário saber onde e como usá-la. Para as empresas também está sendo importantíssimo, pois atraves disso ela pode contactar o indivíduo onde quer que ele esteja. Porém é importante que elas tomem cuidado, pois ao inves de ser um "serviço" que vai ser voltado para o seu "bem", as empresas nao podem se tornar incovenientes, criando assim um "pre-conceito" entre individuo-empresa, mas em todo o caso nao deixa de ser uma boa oportunidade.

Renata Drummond disse...

As empresas e nós publicitários,temos que estar atentos a essas novas tecnologias.
Pode ser muito interessante usar novas mídias para propagar uma empresa,é o caso de utilizar o GPS não só para indicar o local de destino,mas para saber onde a pessoa parou o carro,comparar preços de produtos através de programas pelo próprio GPS.
Os publicitários devem explorar esse novo espaço,sem ultrapassar limites da privacidade do consumidor.O GPS pode ser uma ótima ferramenta de ajuda e localização mas também consegue rastrear todos os passos da pessoa que ultiliza esse aparelho,podendo ser uma característica negativa para algumas pessoas,quando o assunto afeta a sua privacidade.

Marlon Santiago disse...

O interessante é que as empresas poderão exibir anúncios no celular das pessoas que estão geograficamente próximas à sua loja e também poderão localizar os seus funcionários quando eles estiverem "trabalhando" fora delas.
Não vai dar pra ficar "coçando" por aí.

"Invasão de privacidade", eu já ví este filme.

Anônimo disse...

ARTUR ANDRADE GOMES MOURA

Tecnologia só tem sentido quando nos ajuda a facilitar o dia a dia e abrir novas possibilidades.
A nova tecnologia GPS é muito interessante. Antigamente se pensava em GPS apenas para localização, mas a tecnologia aliada a inovações criativas possibilita a criação de vários novos usos desse novo meio.
Eu digo isso pq as possibilidades são infinitas. Exemplos de novos aparelhos que usam o GPS:
-Cortador de grama que trabalha automaticamente e avisa por celular quando o serviço termina.
-Câmeras fotográficas que identificam o local onde a pessoa está.
-Pontos de ônibus digitais, que avisam a distancia do ônibus em relação ao seu ponto.
Para o Marketing e a Publicidade, é preciso se pensar em novos conteúdos e novas linguagens. Acho que a tendência é à busca dos clientes através do GPS e a apresentação de estabelecimentos os marcas que façam parte deste contexto. Ex: Estou viajando para uma determinada cidade. Dependendo do horário o celular manda mensagens de restaurantes, hotéis, casas de festa, marcas locais, etc.


ronaldo!

THIAGO BARRETO disse...

Na minha opinião quem não deve não teme. E se deve que compre um celular básico, sem esse tipo de serviço. A tecnologia não para de se desenvolver, e com isso ela segue as tendências do mercado. É inegável que funções do tipo das citadas na matéria são de grande utilidade e ajudam e muito a facilitar nossas vidas. Além disso, o conceito de privacidade era mais valorizado pelas gerações anterior as da atualidade. Hoje em dia vivemos em um universo em que a pessoa não se preocupa com esse tipo de coisa, expõe suas vidas em sites de relacionamento muitas vezes sem se preocupar com as conseqüências, atualmente a privacidade desejada é aquela que obtemos ao utilizar o banheiro, ou entre quatro paredes com alguém do sexo oposto (onde algumas vezes as pessoas não se preocupam nem com esse tipo de intimidade, gostam mesmo é de se expor). Profissionalmente eu gosto deste tipo de rastreamento, pois poderemos identificar os costumes do nosso publico alvo através da compra de listas com esse tipo de informação que pode ser cedida pelas empresas que prestam este tipo de serviço.

THIAGO BARRETO

Rodrigo R.® disse...

achei muito legal...

Sefete

































kkkkk


























Po doido demais!!!
Imagina se o cara consegue comprar esses dados analisados, as possibilidades são nada mais nada mesmo que infinitas!!! Que isso, de certa forma em casos estremos daria inclusive pra se aposentar meio milhão de profissionais de pesquisa, o volume de informações possiveis com isso é bem maior, da pra ver como a pessoa se comporta (o caso do sujeito ser mais discreto em ambiente de trabalho, etc), sem dizer o que ja foi comentado na matéria, dos lugares que o sujeito passa (imagina um cara de pra avaliar se um "ponto" e pertinente ao negocio que ele quer abrir? a poxa, é ate sacanagem, é coisa demais!!! Ai entra novamente o que foi discutido, vai ter quem sabe usar, e que não sabe...

Quanto a ser monitorado, eu sou meio direto com isso, sempre fomos monitorados, o ibope é o que? a relação de jornais vendidos por região não seria também um tipo de monitoramento? Enfim, temos infinitos exemplos, acho que um monitoramente a mais um a menos, não seja nada demais, pode ser que esse serviço possibilitem algo como disabilitar, ou o não uso (como é feito agora, afinal o cara so tem se quiser/comprar).

Show de bola, muito foda, daqui um tempo existiram tantas formas de se obter informações como essa (rastro da web, pesquisa tradicionais, o modernoso GPS, etc), que os interessados (marketeiros, publicitários, etc) vão ficar ate meio perdidos (rs).

Rodrigo Sefete.

CAMILA RAMOS disse...

Tecnologia dominando o mundo e publicitários cada dia mais criativos na exploração do meio. Pesquisa digna de elógio. Antes de comprar veja o que mais lhe convém, realmente o GPS é um ótimo assistente. Afeta o marketing na questão de identificar preferências, esforçar na construção de novos produtos, saber ate onde e quando entrar na privacidade. Acho que tem a questão também de:
Será que as pessoas vão saber usar?
Será que desviando o olhar e ocupando a mão não irá causar acidente de trânsito, por exemplo.
enfim... problemas tb sempre aparecem ne!

Anônimo disse...

É muito interessante o papel do GPS na vida das pessoas, pois vai ser fundamental para entender o entender o comportamento do consumidor. Através dos programas que já existem usados no GPS, será possível entender o comportamento, o uso, as compras, o que gostam e quando estiver passando em determinado local o celular poderia sonorizar um aviso de uma loja, restaurante, shopping que tem a ver com o perfil do dono daquele celular. Assim as empresas poderão investir em ações marketing para o público alvo.
Claro que para saber o consumo das pessoas as empresas terão que pedir autorização ao consumidor, para que não haja invasão de privacidade.
tenho certeza que com o GPS e o RFID o mercado vai crescer muito e as ações de marketing ficaram mais focados no seu público alvo. Com certeza terá maior acertividade nas ações e lucro para as empresas.

Rodrigo Bicalho disse...

A popularização desses softwares sera de grande ajuda para as empresas entenderem melhor seus consumidores, medindo o comportamento de cada um via satelite. Daria uma pesquisa em tanto, e poderia ser ate sem muitas margens de erros. Falicitando assim a divulgação de protudos/serviços para atender melhor as nessecidades do consumidor.
O unico porém é a perda de privacidade de cada individuo que possuirá esses softwares nos celulares, já que á uma tecnologia que está sempre nos bolsos dos consumidores.

Joyce Morais disse...

Muito interessante o rumo que a tecnologia está tomando.
Acredito que esse desenvolvimento trará muito pontos positivos para o MKT e a Publicidade. Na publicidade, creio que os resultado, em questão de atingir o público pretendido, terá um percentual de sucesso muito grande, senão total, fica mais fácil explorar mídias alternativas, que atinja exatamente quem eu quero atingir. Acredito que as ações serão mais eficaz.
No caso do MKT, o relacionamento com o cliente vai ficar muito mais forte, será possivel personalizar muito mais produtos e de forma muito mais acertiva do que sem essa tecnologia. Enquanto consumidor só fico incomodada com a questão da privacidade, mas por outro lado as empresas já saberão minhas necessidades, isso deve facilitar minha vida de alguma maneira.