domingo, 3 de maio de 2009

Associação Brasileira de Marketing Direto


Prezados,

Visitem o site da Associação Brasileira de Marketing Direto e coloquem aqui o que mais relevante lhe chamou a atenção. Justifique sua resposta.

20 comentários:

Roberto Benelli Dorna disse...

"'Boas maneiras' nas ações de e-mail marketing

A Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) elaborou esta relação de “Boas maneiras” para contribuir na estruturação de ações de e-mail marketing. Trata-se de uma série de recomendações que conduzem a uma utilização ética, pertinente e responsável do e-mail como ferramenta de marketing. Estas orientações se fundamentam no respeito aos destinatários das ações e, também, no uso adequado da internet, o que certamente contribuirá para as empresas alcançarem os resultados desejados e construírem um relacionamento sólido e de confiança mútua com clientes e prospects.
(http://www.abemd.org.br/AutoRegu
lamentacao/BoasManeiras.aspx)"

Achei muito interessante esse link que existe dentro do site, pelo seguinte. Todos utilizam e-mails marketing para a divulgação de tudo. Mas será que alguém sabia que existe esse "manual" de uso do e-mail marketing? Particularmente eu não sabia, e achei bastante interessante, vale a pena dar uma lida, nem que seja somente para conhecimento.

Postado por Roberto Benelli Dorna.

Marlon Santiago disse...

Achei interessante o tópico chamado "Remuneração de Agências" que além de uma aula sobre o que é Marketing direto (fora da sala de aula),mostra as áreas de atuação de uma agência bem como sua estrutura, fases de atuação,formatos de remuneração, receita X faturamento , tabela de criação informando uma centena de peças, midias e respectivos valores.

Unknown disse...

Como não poderia ser o Código de Ética do Programa de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento - PROBARE. Que, com um belo ctrolc+ctrolv, quer: "o código visa reduzir ao máximo as experiências negativas de clientes com as centrais de atendimento e controlar a qualidade do serviço prestado pelas empresas que atuam no setor. A partir do Código, as três entidades pretendem certificar as empresas aptas a atuar no segmento e oferecer indicadores às que queiram aperfeiçoar suas operações."
Acho que não preciso falar o pq eu me interessei por esse assunto. É duvidoso a qualidade de qualquer telemarketing (descupe Fernanda - nada pessoal).
A criação do codigo de etica vale, mas acho que não muda muita coisa. Eles deviam divulgar isso de maneira mais forte e/ou fazer acordos com empresas de telemkt onde a empresa que obeter bons resultados ganhe algo, como um certificado que vale no mercado.

Anônimo disse...

ARTUR ANDRADE GOMES MOURA

O que mais me chamou a atenção foi o fato de haver uma premiação para os melhores Cases de Marketing direto, organizado pela ABEMD. E deste premio já estar na décima quinta edição. Alem de incentivar a criação de novas ações de MKTD, essas premiações dão oportunidades aos profissionais de terem seus trabalhos reconhecidos em todo país.
Pena que a festa de premiação não é nada acessível! Convite individual: 535 pilas! Ui!
bjo, me liga!

Rodrigo R.® disse...

Pois, bem, sendo costumeiramente chato, o que chamous a atenção, é num seite de marketing direto ter uma linguagem de navegação não tão direta assim. Claro que não ha nenhum analfabeto digital que não ache o que queira procurar (como os topicos que foram citado nos post de cima), porem não achei o site objetivo, direto por assim dizer.
Prevendo um represaria da parte do avaliador deste blog, e pelo receio do mesm comparar minha justificativa a um simples "achei legal, muito importante...", achei outro fato interessante, que foi a marca deles, que de direta não tem nada, uma caminho que da tantas voltas ate chegar ao seu destino de direto nada tem! não estou discutindo o fato de que essa linha possa simbolizar talvez o ato de planejamento, mais enfim, isso me chamou a atenção também.

acho que é isso, sem mais delongas. Abraço.

CAMILA RAMOS disse...

Bom... concordo com o Robertinho, a parte digna de atenção foi a relação de "BOAS MANEIRAS ", ajudam bastante, serão usadas em todo o lado e sempre, muito contrutivas mesmo. Mas também não deixa de ser interessante a parte das notícias sobre o mercado e como o Rodrigo comentou, o site poderia ter um layout melhor.

Gustavo Gomes disse...

Primeiramente O que mais me chamou a atenção foi a logo ridicula e amadora hahaha. Mas bem, nao era de meu conhecimento a existencia de uma associação tao segmentada assim para a area de marketing.
Mas o q realmente surpreende é a area de Auto-regulamentação do setor. Eles possuem um codigo de ética, ate ai tudo bem, mas possuem tambem especificamente um para Call centers, fora a parte de boas maneiras a se observar quanto a e-mail marketing.
As diretrizes estao ai, sera que sai cumpridas mesmo?

Matheus Coelho disse...

Bom, encontrei muitos assunto interessantes neste site, alguns dos mais interessantes são: Glossário de Marketing Direto (bacana, pois com tantas novas palavras surgidas no mercado, podemos ter auxilio de um "dicionario" de MKT), tambem achei mais interessante "Boas maneiras" nas ações de e-mail marketing (mostra a maneira correta de se elaborar e enviar um e-mail marketing, evitando o constrangimento do receptor).

Renata Drummond disse...

Achei interessante no site da ABEMD,o guia de fornecedores,nele podemos encontrar uma lista enorme de várias empresas que desenvolvem projetos de matketing direto,CRM,data base,marketing de relacionamento,além de vários outros assuntos como distribuição,logística,etc.
Nesse guia,possui as expecificações de cada atividade realizada por cada empresa associada e também telefone de contato e e-mail dos responsáveis.
É um site com bastante informação,acrescentando à nós estudantes e aos grandes empresários.
Gostei muito do glossário também,um ótimo instrumento para consultas,de forma clara e objetiva.

Tiago Alves disse...

O site tem todas as informações e ajuda p/ quem pretende elaborar Marketig direto. O que chamou atenção no site foi o tópico dos objetivos citando: promover,esclarecer,zelar,defender,manter e realizar estudos e pesquisas sobre o mercado de marketing direto no Brasil aderindo uma estrutura na empresa como orientação na distribuição de ações diretas. Boa opção com esse manual digital.

DANIEL disse...

PESQUISA DE MARKETING - Teoria e Prática
Achei muito interessante esse link que existe dentro do site!!!

TÍTULO: PESQUISA DE MARKETING - Teoria e Prática
AUTOR: Izabel Sabatier de Faria, Mario de Faria

Certamente contribuirá para as empresas:

Uma visão simplificada de todos os tipos de pesquisa que podem auxiliar no planejamento de marketing e comunicação

A tarefa da pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações e esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisão relacionadas à identificação e à solução de problemas.
Esta obra foi concebida com o objetivo de auxiliar o profissional que fará a pesquisa de marketing e o profissional que irá tomar decisões com base na pesquisa.
Nesse sentido, apresenta uma visão simplificada de todos os tipos de pesquisa que podem auxiliar no planejamento de marketing e comunicação, identificando as principais informações que cada uma oferece. Inclui um grupo ampliado de exemplos, cobrindo diferentes assuntos. Ajuda o leitor a:
• Identificar o tipo de pesquisa adequado a cada problema de marketing;
• Elaborar projetos de pesquisa para atender a problemas de marketing;
• Elaborar questionários e roteiros estabelecendo relação consistente com as hipóteses e objetivos do projeto;
• Desenvolver a coleta de dados, tabulação, elaboração de tabelas e gráficos;
• Analisar resultados de pesquisa de mercado, com uso de técnicas qualitativa e quantitativa;
• Contratar e avaliar serviços de pesquisa de marketing.

Site com bastante informação MUITO BOM!

Anônimo disse...

Achei muito interessante pra mim a parte que fala sobre a Probare: Código de Ética de Call Center, pois já tinha algumas informações e a empresa em que trabalho possui esse selo e é cadastrada. No site tem perguntas e repostas e todo o código de ética.
http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/PerguntasRespostas.aspx
http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/CodigoEticaCallCenter.aspx
http://www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/Probare.aspx

Nicole disse...

O que mais me chamou atenção no site são as informações que eu poderia usar durante um trabalho como assistente de marketing: buscar fornecedores (guia de fornecedores), justificativa para a utilização desse meio (indicadores ABMD 2008), dicas de utilização (e-mail marketing – Boas maneiras) e outros. Ou seja, todas essas informações são muito importantes para qualquer publicitário, principalmente nós estudantes, que queira se mostrar a par do assunto numa reunião ou na elaboração de um planejamento. São ferramentas úteis, de conteúdo rico e práticas, que incentivam a utilização inteligente do marketing direto.

Anônimo disse...

MEIO E MENSAGEM(19/5/2009):
Marketing direto cresceu 12,1% em 2008

"Em sua quarta edição, estudo com os indicadores da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), divulgado nesta segunda-feira, 18, mostra que o segmento teve receita de R$ 19,5 bilhões no ano passado.

A Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) lançou nesta segunda-feira, 18 , a quarta edição dos Indicadores Abemd, que apontam os investimentos em marketing direto feitos no País. Os principais resultados do levantamento apontam crescimento do mercado de 12,1%, chegando a marca de R$ 19,5 bilhões em receitas com prestação de serviços em 2008. Esse número equivale a 0,67% do PIB brasileiro.

Os indicadores registram também aumento das receitas geradas pelos segmentos de internet e e-commerce (evolução de 17,3%), agências (16,1%) e fornecedores de listas (14,3%). Esses foram os setores que mais cresceram. O segmento de call center arrebatou 23,1% das receitas investidas em marketing direto.

Para o presidente da entidade, Efraim Kapulski, o mercado de marketing direto prova estar em expansão, apesar da crise. "Os anunciantes, cada vez mais, buscam mensurar o resultado de suas ações de comunicação, ratificando a importância do estudo: medir o peso de nossa atividade na economia do Brasil", declarou em comunicado oficial.

Com esse levantamento, a Abemd pretende desenvolver uma base de dados estratégicos e atuais sobre o setor e todos os segmentos que o compõem. Além disso, quer disponibilizar informações relevantes para que as empresas possam tomar as melhores decisões no sentido de elevar o marketing direto no âmbito nacional."

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Marketing_direto_cresceu_12_1__em_2008


(((Artur Andrade Gomes Moura))

Thiago Barreto disse...

O eu achei mais bacana no site é justamente as informações e conhecimentos que podemos obter apos nos associarmos. Esta é sem duvida uma ótima ferramenta para obter conhecimentos de MKT direto, tanto para profissionais de comunicação, como para empresas e fornecedores. Alem de nos manter informados nos disponibilizando as últimas noticias, eventos em destaque, literatura, artigos, dentre outras fontes de informação.

O site ja esta na minha lista de sites favoritos e sempre que precisar de tirar alguma duvida sobre mkt direto darei uma passada por la.

THIAGO BARRETO

Thiago Barreto disse...

O que eu achei mais bacana no site é justamente as informações e conhecimentos que podemos obter apos nos associarmos. Esta é sem duvida uma ótima ferramenta para obter conhecimentos de MKT direto, tanto para profissionais de comunicação, como para empresas e fornecedores. Alem de nos manter informados sobre a área nos disponibilizando as últimas notícias, eventos em destaque, literatura, artigos, dentre outras fontes de informação.

O site já esta na minha lista de sites favoritos e sempre que precisar tirar alguma duvida sobre mkt direto darei uma passada por lá.

THIAGO BARRETO

Joselito Otavio disse...

O site da todas as informaçoes necessarias sobre Marketig direto. O que mais chamou atenção no site foram os objetivos do mkt, promover,esclarecer,zelar,defender,manter e realizar estudos e pesquisas sobre o mercado de marketing direto no Brasil aderindo uma estrutura na empresa como orientação na distribuição de ações diretas. E eu tenho que concordar com o Gustavo: Essa logo é muito estranha, imagina essa logo em uma camisa? horrorivel.

Rodrigo Bicalho disse...

Apesar de ser um site horrivel, tem muito conteudo interessante, como os boas maneiras, que dá instruções de como utilizar da melhor forma o marketing direto; o auto-regulamento, que relata a questão da etica no marketing (esclarecendo alguns pontos do telemarketing discutindo em sala de aula); e ate mesmo as noticias, que dá informações sobre o que está acontecendo no setor de marketing; e muito interessante a premiação de melhores cases sobre marketing direto.
O site é bem informativo, e possui instruções para elaborar o melhor marketing direto em sua empresa, o que torna o site bem interessante.

Ana Cecília Designer disse...

Como muitos ja disseram, o tópico que mais me chamou a atenção foi o de Boas Maneiras, pois além de dar uma aula sobre como as empresas devem se portar ao usar o e-mail marketing, ensinam a como se relacionar melhor com o consumidor que receberá o seu email, criando assim um relacionando entre empresa/cliente.

Joyce Morais disse...

Eu gostei mais dos objetivos, só não ficou claro o que vem sendo feito pela associação. Quais beneficios a associação proporciona para seus associados e publicos, por exemplo, nos objetivos fala de congressos e cursos, no qual não localizei nenhum que foi realizado ou que está para ser realizado, fala da defesa de interesses, mas não localizei quais interesses e direitos. Tudo bem estou sendo um pouco extrema, mas eu penso que antes de me associar, precisa ficar claro quais beneficios terei. E o que está claro, além de informações é somente o prêmio, que é bacana. Enfim é isso.