segunda-feira, 25 de maio de 2009

Twitter pago de Marcelo Tas gera polêmica

Por Daniela Moreira - INFO Online - ebusiness - 20/03/2009 - 17h55

SÃO PAULO - A foto do jornalista Marcelo Tas estampou o caderno de negócios do Wall Street Journal na última quinta-feira (19/03). O motivo: uma iniciativa pioneira de patrocínio do seu perfil no Twitter pela Telefônica.

Um dos brasileiros mais populares no serviço de microbloging, Tas fechou um acordo de publicidade e dicas patrocinadas com a operadora espanhola no Brasil. A proposta é fomentar o uso de serviços que consumam mais banda para promover a internet por fibra ótica da Telefônica, chamada Xtreme.

Além de exibir um pequeno banner no perfil, durante um ano, Tas concordou em dar dicas patrocinadas - em média 20 por mês – para os seus seguidores.

Mas mais que orgulho do “produto nacional”, a ação idealizada pela agência digital iThink gerou polêmica na twitosfera. Seria a postura do jornalista aceitável ou estaria ele vendendo a sua opinião?

Diante do burburinho, Tas veio a público para esclarecer toda a história em seu blog. “Não tenho obrigação de ‘falar bem’, ‘vender’ ou mesmo fazer qualquer menção ao serviço da Telefônica”, defendeu o jornalista. As dicas em questão, sobre as quais a Telefônica ou a iThing não terão qualquer ingerência, serão identificadas pela tag #xtreme para diferenciá-las do restante do conteúdo editorial, ele acrescentou.

“Trabalho e sou remunerado pelo meu trabalho desde os 15 anos de idade. Ainda não encontrei outra forma melhor de ganhar a vida a não ser essa de trocar o meu farto suor e relativo talento por algum dinheiro. Quem se importar com isso, não precisa me seguir. Afinal, não sou novela, ok?”, ele provocou.

Segundo Marcelo Trípoli, CEO da iThink, a polêmica em torno da iniciativa era esperada. “Tudo que é novo e envolve mídia social tem um risco”, diz o publicitário. Ele defende ainda que ao vir a público e colocar os pingos nos “is”, Tas colocou um ponto final rápido e certeiro na polêmica.

Há controvérsias. Entre os mais de 150 comentários no post em que o jornalista explica o acordo com a Telefônica há inúmeros elogios, sem dúvida. Na verdade, a maior parte das manifestações é de fãs que acreditam que o patrocínio atesta a competência e credibilidade do jornalista e que ele tem o direito de ser remunerado pelo seu trabalho.

Mas há também muita gente que condena a iniciativa. Leitores que chamam Tas de vendido, que questionam a isenção das dicas e que o criticam por associar seu nome a uma das marcas mais “odiadas” do País. Alguns ameaçaram deixar de seguir o perfil do comunicador.

O fato é que mesmo com toda a controvérsia, o saldo por enquanto parece ser positivo. O número de seguidores de Tas no Twitter subiu algumas centenas desde então, de pouco mais de 18 mil para mais de 19,4 mil.

A moda pode pegar. Já existe até uma agência nos Estados Unidos, a Twittad, que coloca em contato as celebridades do Twitter com potenciais anunciantes.

Você toparia seguir um Twiiter patrocinado? Deixe sua opinião.

Bem, colegas, além da sua opinião sobre a pergunta da jornalista, quero saber a de vocês sobre mercado de trabalho e suas implicações.

18 comentários:

Unknown disse...

Eu não teria problemas em seguir um twitter ou qualquer outra coisa patrocinada, afinal é uma forma do cara receber por um trbalho.
Acho que o unico empecilho em seguir alguem patrocinado é se ele perder o limite e virar mais a empresa que ele proprio. Mas tambem gostaria que o cara fosse tranparente e dissesse que ele está sendo patrocinado, como já é feito em alguns blogs onde a pessoa coloca a materia e diz que é um post patrocinado como no exemplo: http://www.rodrigostoledo.com/?p=11090
Sobre o mercado de trabalho e suas implicações....hum. A maior implicação é atingir o cliente de forma objetiva, clara e principalmente sem se tornar um perseguidor do cliente.

Anônimo disse...

Fernanda Mendes

Sim, não acho que me atrapalharia a não ser que seja uma pessoa que não tivesse boas referências. Bom o Tas está criando o mercado dele, pois com isso está se destacando no mercado e com isso será bem visto por potenciais empresas que querem contrata-lo futuramente para uma área determinada da empresa, como o caso do jornalista que pode ter várias oportunidades em sua área.
No mercado de trabalho você tem que se destacar, aparecer, ser seguido mesmo, pois se tornará destaque e conseguirá seguir seus objetivos profissionais.

Rodrigo R.® disse...

Ha! to em casa kkkkkkkkkk acompanhei todo o caso pelo twitter e pelo blog do Tas, sigo o Tas no twitter desde que me inscrevi nessa lance de microblogs, enfim, o cara é um formador de opinião, antes de mais nada, gostaria de comentar algo da matéria que me passou meio parcial, no blog do Tas, onde haviam somente "elogios" quanto a sua iniciativa, isso so foi possível porque para os comentários aparecerem eles tinha que ser aceitos pelo moderador, ou seja, ele quis que vissem as opiniões que queria que vissem, o lance do twitter vem sendo discutido a tempos, será que é um meio de publicidade? ou devemos manter o "twitter de raiz, o twitter moleque, o twitter arte" (Mr Mason / 2009). O Marcelo Tas é um formador de opinião e gera conteúdo relevante, dai seguir ele se torna bacana, ele posta sempre algo legal, como disse, posta conteúdo relevante.

Vamos la então, todo lugar é lugar de publicidade, mais do mesmo jeito que diferenciamos a mensagem pelo público (você fala pro diamond mall de um jeito, pro shop cidade de outro), devemos fazer o mesmo pelos meios, atraves de sms você não pode ser tão invasivo com é pela TV, enfim, o lance de seguir, sim sigo um twiter pago ate o momento em que ele é interessante pra mim, eu tenho minha opinião moldada ate onde eu quero ter, o twitter dele sendo pago, ou não, ele gera conteúdo alem do que foi pago, ele ainda posta que no senado o fulano de tal ta tentando aprovar tal lei sem nexo, e que outro político gastou a verba de viagem indo pra Dubai, entende? esse tipo de twitter pago é bem simples, ele tem seu "twitter de raiz, twitter moleque, twitter arte", mais tira uma grana, tipo a mesma polêmica que existe a tempos com blogs, o twitter hoje hospeda marcas, grandes marcas, não são twitter pagos correto? mais são totalmente parciais correto? twitter de filmes, de anúncios de festa, enfim tem de tudo. Gente se eu me submeto a seguir alguém essa pessoa pode ou não receber por isso, ganhar dinheiro não é errado.

Sigo por exemplo um twitter de filme nacional, muito doido, que fala sobre o filme, da dicas e tal, tipo assim, eu sigo porque quero, é bem menos invasivo que a TV por exemplo, eu sou obrigado a ver comerciais de amaciantes, de absorventes, enfim, no twitter vc so ve comercias se quiser, e so ve os que quiser.

Ahhh muito legal rodrigo, mais e se eu sigo alguem que ta recebendo pra defender um marca, isso não é errado? o faustão tem um relogio no pulso, atoa? aquele nadador famoso que foi pego fumando maconha, estava na hora da foto com um relógio feito pra ele, de uma marca gigante, foi atoa? (fugindo dos relógios kkkkk) [ironia]Jo soares diz pra vc ir numa peça de teatro ao inves de ficar em casa assistindo zorra total, é atoa? [/ironia], a gente sa vive isso, mais so ate onde querendo entende?
discussão complicada por aqui, mais enfim, ótimo tema, girando em torno da mesma coisa da ética, mais ótima pegada essa de mídias sociais.

Acho que é tudo, bjmeliga.

Daniel disse...

Estão fazendo um barulho à toa.
Todo mundo que tem Twitter alguma vez já deu seu parecer sobre algum produto ou serviço, seja elogiando, seja criticando, e não recebeu um tostão para isso. Pq não se pode ter lucro com isso? Ganhar dinheiro, agora, é uma coisa feia? O Twitter não atingiu ainda as massas, as possibilidades são infinitas muitos apostam no fracasso relâmpago.

Anônimo disse...

Sem problemas! Se eu sigo determinada pessoa é porque acredito que dela podem sair coisas interessantes. E por confiança, acredito que o que ela tem para me oferecer de informação não se estragaria por uma mensagem patrocinada. Também porque acredito que ele não divulgaria algo que julgasse ir contra seu perfil e o perfil de seus seguidores.


(((ARTUR ANDRADE GOMES MOURA)))

Anônimo disse...

http://www.virtualccs.com.br/

Claudio, de uma olhada nesse site dps!

abraços

Nicole disse...

Lógico que eu seguiria, ainda mais sendo uma profissional de comunicação. Twitter não existe só como entretenimento cultural, mas também como um meio de comunicação para análise de tendências de mercado através da opinião de grandes influenciadores. E como disse o Rodrigo, todo lugar é lugar de publicidade, desde que esteja devidamente explícito.

É por isso que apoio e incentivo o fato de bons formadores de opinião serem pagos para gerar conteúdo em redes sociais e, diferente das mídias de massa, os incomodados com essa situação que deixem de acompanhar. Esta é a grande sacada das redes sociais – se deu certo é porque foi muito bem aceito pelo público-alvo, e não porque foi repetido vinte mil vezes no intervalo de “Caminho das Índias”! O resultado da ação é muito mais positivo.

CAMILA RAMOS disse...

Bom... frase de William Shakespeare: "Aprendi que as OPORTUNIDADES nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu".
A reportagem mostra mais uma inovação no campo da publicidade.
Se eu fizesse parte do Twitter, seguiria sim!
Quanto a implicação, é escolher as melhores formas para representar a marca, para obter os melhores resultados.

Gustavo Gomes disse...

Depende do grau de influência que o patrocínio tem sobre a postagem. Se for do tipo de comentario "puxando sardinha", ou até mesmo um post maquiado só pra mostrar um produto, eu não seguiria. Esse tipo de coisa irrita, eu particulamente sinto que me chamam de burro e sendo de facil manipulação.
Sobre a influencia no mercado de trabalho, creio ser inevitavel esse tipo de patrocinio. Onde ha pessoas, ha possiveis compradores, e o twitter é uma ferramenta de forte alcance. Segmentado ou nao, ele atinge fortemente os potenciais compradores.
O marcelo Tas anunciou seu patrocínio, mas quantos outros meios ( twitters, rádio, tv, sites...) podem estar sendo pagos e simplesmente nao anunciam justamente pra não dar bandeira?

Pensem nisso...
hahahahahaha

Tiago Alves disse...

Seguiria numa boa, nada contra isso, não acho que ia atrapalhar pelo contrário cada um tem a forma de divulgação. O profissional encontrou um meio de mostrar seu trabalho, seja patrocinado ou visto por uma ferramenta ou utilitário que encontrou na rede.Agora, a implicação pode gerar resultados positivos ou negativos, pós e contras. É importante as redes sociais trazerem formadores de opinião, embasado nas informações, podemos acompanhar a evolução da marca por um meio bem simplificado.

Ana Cecília Designer disse...

Seguiria, claro. PORQUE NÃO??? As pessoas de um modo geral (não vou falar brasileiro, pq nesse caso são todos) se incomodam por besteira. Quem não gosta de ganhar dinheiro que levante os braços e atire a primeira pedra. Tá incomodado? Feche os olhos e vá dormir.

Se o cara achou um meio de ganhar dinheiro com o seu serviço, não deve se sentir incomodado porque alguns torceram o nariz e vão deixar de seguí-lo.

No mercado de trabalho, principalmente no meio da comunicação em geral, você tem mesmo que se promover, achar um meio de se "vender", de mostrar ao mundo quem você é, de onde veio e para onde quer ir, senão o "povo anda" e vocÊ vai ficando para trás.

Joselito Otavio disse...

Não acho problema nenhum. Acho que esse lance de ser patrocinado é uma grande sacada. até pq o twitter não tem akele lance do orkut que o cara fica "penteando" o post, enchendo linguiça, o twitter é direto e não da espaço pra pessoas sem criatividade. O Tas, sendo uma pessoa de grande influencia e conhecido na twittosfera, poderia atingir uma maior quantidade de pessoas com seus microposts, tendo em vista tb que o publico que recebe estas mensagens estão diretamente relacionados ao que esta sendo postado que é sobre internet, conexoes, redes, etc...
Acho que é mais uma opção para nós como publicitarios para oferecer aos nossos clientes, já que é algo novo e na minha opinião bastante promissor, pois as pessoas que participam do twitter, na maioria das vezes, so seguem quem realmente é interessante e que faz bons posts, sendo assim, talvez seja uma maneira de mensurar como anda a empresa/ serviço do contratante.

Joselito Otavio

Joyce Morais disse...

Acredito que é mais uma midia a ser explorada pela publicidade, desde que essa mídia não perca sua caracteristica principal. No caso do Marcelo, eu acho que não tem nda haver, foi feito um contrato e colocaram limites, acredito que a publicidade não atrapalha, o que pode atrapalhar é ele parar de postar mensagens interessantes. Acredito que ainda será desenvolvidas outras formas de se publicar mensagens pagas no twitter, é uma ferramenta nova, e muito util. E acredito também, como o Gustavo falou que já existem pessoas promovendo outras marcas, e não se pronunciaram.

Rodrigo Bicalho disse...

Eu não possuo o twitter, mas creio que não seria um problema em seguir algo patrocinado. Acho até interessante você ver a repercurssão causado pelo seu trabalho.
Eu não sei como funciona o twitter, mas as informações q ele acarreta deve ser bem claras para não haver duvidas ou algo parecido, podendo atingir melhor seu público-alvo.

Roberto Benelli Dorna disse...

Mas uma vez a publicidade vem se destacando e quebrando paradigmas com o avanço tecnológico "Twitter".
Particularmente, eu me disponibilizaria para gerar conteúdo para uma marca. Por que? Simples. isso só mostra o quão meu trabalho é bem feito, a ponto de que, como o Tas mesmo disse, a marca o paga para gerar um conteúdo sobre a marca sem sequer poder influenciar naquilo que será dito. Ou seja, ele se vendeu para alguém que não sabe se ele o elogiará ou não.
Quer dizer, o Tas conseguiu com sua influência e principalmento com sua competência, abrir mais uma mídia para a publicidade se inserir.
E eu acredito que não vai demorar muito para que isso se dissemine. Afinal, o twitter ainda é um ambiente hostil para a publicidade, e o Tas conseguiu mostrar o quão potencial ele tem de ser eficiente na publicidade.
Genial.

Renata Drummond disse...

Não vejo problema algum em propagandas patrocinando perfis do twitter!
Isso é a nova geração,a publicidade precisa entrar,aonde existir espaço.Isso ajuda e amplia nosso mercado de trabalho,e hoje em dia o que mais se vê falar é a onda do twitter,porque não ganhar dinheiro com isso?
Marcelo Tas,deixou claro na sua entrevista,que não é obrigado a falar bem da empresa que patrocina seu perfil,somente dará sua opnião e dicas sobre os assuntos dela....Será?

Erico Porto disse...

Acredito que se os elogios do merchandising realizado no blog do jornalista, não fossem percebidos, a propaganda estava perfeita, mas como a propaganda foi “clara”, causou polemica, porque Tas, jurou em sua formatura ética jornalística. Se baníssemos todos os jornalistas que fazem isso, publicitários iriam fazer notas para jornais (rs). Aprovo a atitude do jornalista e digo que com essas polemica toda quem ganhou divulgação espontânea foi à telefônica.

Matheus Coelho disse...

Seguiria sim sem problema algum, acho o Twitter uma boa e nova ferramenta para a publicidade. Uma reportagem do site Read Write Web revelou que usuários estão sendo literalmente pagos para publicar anúncios que promovem marcas como Apple, Skype e Flip em forma de posts. E o mais interessante é que nesse levantamento mostrou que posts repetidos em vários perfis diferente elogiando serviços e promovendo produtos, com link para o site dos anunciantes. Então todos já estão usando essa nova ferramenta como meio de divulgação.