terça-feira, 12 de maio de 2009

Ben Southall - Ele vai ser o zelador do paraíso


Por Paulo Nogueira - Revista Época - Ed. 573 - 09/05/2009


Ben Southall, inglês de 34 anos, passou virtualmente todas as noites de 2008 numa barraca armada em cima de seu Land Rover. Ben estava percorrendo a África numa jornada que misturava aventura e benemerência. Ele se colocara a missão de correr cinco maratonas de 40 quilômetros e escalar cinco das maiores montanhas africanas – ao mesmo tempo que arrecadava dinheiro para ser usado com fins de caridade na região. Suas peripécias estão registradas num blog de alta qualidade: relatos muito bem escritos e fotos e vídeos excelentes. (A quem interessar possa: o endereço é afritrexben.blogspot.com.)


(...)

É mesmo o melhor trabalho do mundo ou em uma semana Ben estará mortalmente entediado? Uma enquete realizada por um site londrino fez essa pergunta a seus internautas assim que Ben foi nomeado. Oitenta por cento responderam: sim, é o melhor emprego.


Muito mais que “zelador”, uma palavra-chave numa campanha de marketing feita pelas autoridades de turismo de Queensland que é, desde já, um clássico da publicidade moderna, Ben Southall será o promotor de Hamilton. Passadas as celebrações e iniciado o trabalho, será julgado pela quantidade de turistas que conseguir atrair para a região – povoada de resorts. “Nosso objetivo é transformar a publicidade conseguida com essa ação em vendas”, diz Anthony Hayes, executivo chefe da TQ, a secretaria de turismo de Queensland. Quem criou a campanha foi a CumminsNitro, uma das maiores agências publicitárias da Austrália.


Prezados, o que importa nessa notícia não é o emprego, mas a campanha. Dêem uma opinião sobre o caso e digam o que tem a ver com as novas arenas da comunicação?

18 comentários:

Gustavo Gomes disse...

Genial. Eu mesmo fiquei de boca aberta quando a minha irma me disse que viu na tv que isso nao passava de uma campanha inicialmente maqueada para promover o turismo no local. A bastante tempo noticias sobre o "emprego" e a busca pelo "funcionario" haviam sido publicadas, como se fossem um caso totalmente inocente.
Isso tem a nos mostrar que as novas areas da propaganda,podem ir muito além das peças a quais estamos acostumados. Pelo numero tao frequente de exposiçoes a anuncios, é de esperar que se crie uma defesa, uma repulsao pelo numero ainda crescente propagandas.
Com açoes como esta da matéria, uma midia espontanea e o boca a boca tomam conta e se espalham de um jeito mais suave e sem a parte chata da sensaçao de ter alguem tentando te empurrar uma ideia pra ser comprada.

CAMILA RAMOS disse...

Excelente reportagem...
È notável que o ESPETÁCULO é a MENSAGEM, como vimos na matéria é neste contexto que vem acontecendo o marketing de hoje, apoiado cada vez mais no mundo do entretenimento que surgiu para satisfazer o hedonismo.
Muito boa a estratégia de marketing para promover o turismo na Austrália. Nos próximos anos este será o grande desafio da propaganda.

Anônimo disse...

Show de bola essa ação! O turismo australiano vai ganhar muito ou já está ganhando. Bem não vai precisar fazer esforço algum, basta apenas o relacionamento com os turistas que forem ao local (ilha),que hoje outra ação de marketing, para manter e aumentar o turismo, pois a cada cliente satisfeito ela falará para mais 4, então Bem terá muito trabalho pela frente e com todo seu conhecimento e experiência vai contribuir muito para o resultado dessa ação.
Com certeza essa ação feita para contratar um “zelador” já está sendo usada e vai ser usada por muitas empresas para movimentar todo o mundo.

Rodrigo R.® disse...

Bom, blogueiros de todo o mundo apoiaram essa ação, sem nem questionarem a função de divulgação que a mesma tinha. Pois bem, super bem feita, podemos inclusive compara-la com o comercial de 2 horas que a empresa de esportes WILSON fez com o naufrago.

Ele fizeram um monte de formadores de opinião divulgar gratuitamente fotos e videos do local, alem de criar uma aura fantasiosa a respeito da ilha, não é somente uma ilha, é o melhor emprego do mundo.

Segundo o que entendi, o conceito de arenas de comunicação pede do observador um olhar alem do obvio, não é somente um encontro dos motoqueiros que usam couro, é uma oportunidade pra vender moto, roupas de couro, bandanas com desenhos de caveira (rs), enfim, vender um estilo.

Pra finalizar, a ação do "melhor emprego do mundo" foi fortemente pautada na internet, em meios que não cobravam por seu uso*, e contando fundamentalmente com a divulgação do usuário, ou seja, caso houvesse planejamento de qualidade, uma região de cidades do litoral brasileiro por exemplo, poderia criar uma ação da mesma natureza, sem comprometer o orçamento, enfim, so pra ilustrar que não se tem noticias de verbas milhonárias para a ação, e que "pequenos" poderiam se aventuar em açøes similares, por hora em escala menor.

Abraço

ps: NITRO, uma das redes* de agências mais fodas do mundo, os caras são du *&%#º#@, no Brasil eles tem uma sociedade com Santa Clara/nitro, aos interessados vale conferir.

Unknown disse...

Sem duvida priceless. O mundo inteiro ouviu falar desta ilha, e sem duvida quem tem mais dinheiro ouviu mais, já que tem mais acesso a veiculos informativos.
Essa midia espontanea gerada, principalmente a editorial, foi sem duvida o que meu capitulo falava sobre as arenas.

Renata Drummond disse...

Como o Cláudio citou,o que importa é a campanha e não o emprego!
Essa idéia de promover o turismo nessa ilha,através de uma oferta de emprego,foi sem dúvida uma estratégia fortíssima!
O mundo inteiro se inscreveu nessa jogada,até mesmo pessoas do meu círculo de amizades!rsrsr....
Isso é sem dúvida uma arena de comunicação,onde a ilha que estava sendo anunciada para a vaga de emprego,ficou conhecida mundialmente,por meios de blogs e outros meios na internet.
O salário oferecido é muito grande,portanto muitas pessoas questionavam a autenticidade do negócio!
A tendência da propaganda é isso mesmo na minha opinião,cada vez mais , organizações procurarando alternativas criativas para propagar seus produtos e serviços.
As arenas de comunicação representam essa nova era da propaganda e do marketing!

Joselito Otavio disse...

Fantastico. Essa é a palavra certa para essa ação. O sonho de todo publicitario é criar ações que tenham midia espontanea, e essa ação conseguiu isso de forma que o mundo inteiro acabou por participar, mesmo que sem querer. como a camila disse o espetaculo é a mensagem, e com isso criou-se uma arena virtual em cima da ação para o cargo de zelador da ilha. perfeito.

Marlon Santiago disse...

Excelente campanha pois mexeu com os sonhos de qualquer cidadão além de oferecer o empregão que todo MORTAL gostaria, utilizando-se do marketing viral proliferado de forma totalmente gratutita por sites como YouTube e Facebook, a agência prometia o "melhor emprego do mundo".A campanha começou em janeiro e, poucos dias depois, teve seu site congestionado com milhares de candidaturas do mundo todo. Foram mais de 30 mil inscrições por vídeo, de quase 200 países.a campanha custou US$ 1,7 milhão, mas gerou cerca de US$ 120 milhões em publicidade gratuita para a região. A CumminsNitro ganhou o prêmio da indústria de publicidade nos Estados Unidos que pode ser considerado um Oscar para o setor.


As oportunidades estão por aí, o prof. Francisco Gracioso apontou existirem 7 novas arenas de comunicação –
Entretenimento, Esporte, Moda, Comunicação Promocional, Salões e Feiras, Grandes
Cadeias Varejistas e a Propaganda, em seu formato tradicional. Hoje, ele já nos aponta
que são 7 ou mais arenas, diante das possibilidades que o mundo dos negócios e as
tecnologias nos apresentam, como espaço propício à criatividade.

Sarita Andrade disse...

Muito boa a ação..Compartilho do susto com o Gustavo quando descobri que era uma jogada de MKT para prmover a Ilha.E como a Camila citou o cap 1 que apresentamos, as formas de comunicação tendem a voltar para o espetaculo ja que as midias convencionais estão se tornando cada dia mais massantes.Trata-se de uma poluição audio visual sem muito conteudo.E quando nos deparamos com iniciativas criativas e fora dos padrões da Publicidade temos mesmo que ficar fascinados.Outro fator importante que que gostaria de ressaltar foi que a ação gerou midia espontanea, o que ajudou a promover mais a ideia.

Ana Cecília Designer disse...

"Fandárdica".
Belissima ação de MKT, pois dessa forma o "zelador" não só conseguiu chamar a atenção da mídia para promover a ilha quanto para gerar empregos, alias, empregos dos sonhos, por assim dizer.

Qual é o publicitário que nunca sonhou em lançar uma campanha como essa e que desse tanto ibope??

Rodrigo Bicalho disse...

Fenomenal essa jogada de marketing com finalidade de promover o turismo da regiao, causando grande repercussão. Foi muito bem pensado. Como na aula sobre arenas de comunicação, hoje em dia, vem se criando novas arenas para se divulgar um produto/serviço, o que é a nova sensação para as agencias e empresas. É claro que nessa nova area de comunicação necessita de bastante criatividade para que cause grande escala de audiencia.

Tiago Alves disse...

A reportagem é bem interessante, acaba promovendo o marketing, atingindo as pessoas em uma campanha turística. Com objetivo fazer a divulgação boca a boca espalha um idéia simples que promove o turismo local.
Este zelador, vai passar todas as informações do turismo australiano e aproximando pessoas e as empresas buscando este tipo de pessoa.

Daniel disse...

Contratação de um candidato apropriado para a vaga, o processo de seleção faz parte de uma campanha de marketing para incentivar o turismo na região.Estas são novas maneiras de comunicar diferêncial é tudo em todos seguimentos.

Anônimo disse...

Como foi discutido em sala ontem, propostas inovadoras como essa fazem da mensagem um espetaculo. Nenhum Vt, nem nenhuma açao de divulgação levaria tanto a ideia de tranquilidade e paraiso para o publico como uma açao diferenciada como essa.

((artur andrade gomes moura))

Nicole disse...

Excelente campanha que provavelmente contou com grandes profissionais por trás de tudo, principalmente de relações públicas, com o objetivo de gerar o maior boca-a-boca do momento e com o maior número de inserções na mídia de massa, mas vale a pena ressaltar que, por melhor que fosse o RP, se a idéia de um zelador desconhecido na ilha não fosse tão genial, nada iria para a frente.
Este é um exemplo para aqueles publicitários que dizem que não há mais no que inovar no campo da publicidade, sendo que idéias criativas aplicadas em arenas totalmente inusitadas, são capazes de fazer milhares de pessoas do mundo quererem visitar este lugar quase mítico.

Joyce Morais disse...

Definitivamente, quem bolou essa campanha estava pensando bem longe da caixa.. rs
Muito diferente, teve uma grande repercussão por um custo bem menor. Mas a ação atrai os turistas, mas tem que existir todo um trabalho de fidelização, um relacionamento com os clientes e taticas que sustentem essa campanha. Pois somente ela não vai consolidar os objetivos.

Erico Porto disse...

Cada vez mais observamos que a propaganda bem elaborada tem mesmo que ser interativa, ser inédita e gerar sentimentos nos receptores da mensagem. Analisamos ainda que existem novos meios de comunicação a serem trabalhados e que não deixa a desejar se comparando com os tradicionais e caros.

Mas o que me chamou a atenção na nota, foi o sucesso do marketing direto realizado e principalmente o poder de mensuração que a campanha pode possibilitar. “Passadas as celebrações e iniciado o trabalho, será julgado pela quantidade de turistas que conseguir atrair para a região”, frisa o texto.

Matheus Coelho disse...

Bom achei muito interessante essa reportagem, a alguns dias eu vi essa reportagem em algum canal (mas nao me lembro o qual) e percebi a genialidade promovida nessa campanha. Essas ações diferenciadas, fazem com que o público se interaja mais espontaneamente e assim a venda do produto/serviço se torna mais fácil, por não ser tão insistente e sim simples.